Browsing by Author "Almeida, Ana Inês Silva Fonseca Loureiro"
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- Utilização da Gamificação para promover o conhecimento sobre Supervisão Clínica em Enfermagem: Desenvolvimento de um protótipoPublication . Almeida, Ana Inês Silva Fonseca Loureiro; Fernandes, Carla SílviaIntrodução: A Supervisão Clínica em Enfermagem é um processo de acompanhamento da práca profissional. Os processos de reflexão e análise da práca clínica permitem, a enfermeiros recémlicenciados (ou recém-admidos num serviço), adaptarem-se a contextos complexos e mutáveis. Em alternava às prácas comuns de supervisão clínica, o uso de gamificação, permite reinventar metodologias de supervisão com maiores e reconhecidos benecios no desenvolvimento das competências profissionais. Resultados recentes demonstraram que o uso da metodologia da gamificação mostrou-se uma mais valia quando comparada aos métodos convencionais de Supervisão Clínica em Enfermagem. Aproveitando os benecios da gamificação, após constatação do défice de conhecimentos sobre Supervisão Clínica por parte de alguns Enfermeiros Supervisores de uma instuição hospitalar, propusemo-nos criar um instrumento gamificado de carácter reflexivo e parlha de experiências, de forma a dotar os profissionais responsáveis pela supervisão de pares, sem formação na área, com competências básicas na área da Supervisão Clínica em Enfermagem. Objevo: Desenvolver um protópo de um recurso gamificado que promova o conhecimento sobre Supervisão Clínica em Enfermagem. Metodologia: Este estudo segue as etapas do desenvolvimento de um recurso gamificado. A fase 1 nha como objevo a criação do constructo do jogo através da revisão da literatura, construção do conteúdo do jogo (perguntas e respostas) e validação desse conteúdo através de um estudo Delphi. A fase 2 consisu no desenvolvimento do protópo e no teste do jogo (aplicação e avaliação com recurso a um quesonário criado para o efeito). Resultados: A fase 1, estudo Delphi, decorreu em duas rondas e permiu validar as questões propostas. Obteve-se um grau de concordância médio de 71% nas 51 questões e 10 casos clínicos a incorporar no jogo denominado: “Game4NurseSupervisor”. Neste jogo, o jogador deve responder às questões / casos clínicos apresentados, expostos em cartões coloridos que abrangem diferentes temácas da Supervisão Clínica em Enfermagem, depois do lançamento do dado que determina a deslocação de um peão no tabuleiro de jogo. Após a aplicação e teste do jogo destacam-se o seu poder reflexivo, lúdico, dinâmico, interavo e didáco sendo que as sugestões de melhoria assinalam a necessidade de diminuir o tempo necessário para a sua aplicação e a necessidade de um reduzido número de ulizadores. Conclusão: O jogo foi assumidamente avaliado como significavo pelos ulizadores uma vez que permite que os jogadores, individualmente ou em pequenas equipas, reflitam sobre as temácas da Supervisão Clínica em Enfermagem e omizem a práca supervisiva.