Browsing by Author "Aguiar, Ana Carolina de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da credibilidade na intenção de votoPublication . Aguiar, Ana Carolina de Jesus; Búrcio, CarlosA discussão sobre o que é um “bom” candidato político, quem deve representar e liderar o país, as propostas reformistas ou inovadoras, são algumas das principais preocupações que vivemos atualmente. A política, hoje, mais do que nunca, assume uma particular relevância nas nossas conversas e opiniões, pelo período singular que atravessamos. Com isto, a importância e a responsabilidade que as pessoas sentem na hora de escolher um candidato político é maior. O que se espera de um candidato político, aos dias de hoje, não é o mesmo que se esperava encontrar no passado, isto é, as expectativas e as exigências são diferentes. É neste sentido que este estudo pretende compreender a influência das dimensões de Confiabilidade, Atratividade e Competência na construção de Credibilidade e, por sua vez, o impacto da Credibilidade na Intenção de Voto. A investigação foi feita através de um questionário online, sendo de foro quantitativo, utilizando uma amostra de 221 inquiridos. O questionário teve a base teórica de Mukta Garg & Apurva Bakshi (2024). A análise estatística é composta por Alphas de Cronbach, com valores superiores a 0,7 – a Competência regista o valor de 0,940, a Confiabilidade o valor de 0,938, a Atratividade o valor de 0,769 e a Credibilidade o valor de 0,735 – demonstrando a consistência das variáveis; por Correlação de Spearman, em que os valores são significativos, demonstrando a evidência estatística, sendo as mais fortes as correlações feitas com a Credibilidade; e por Regressões Lineares Múltiplas. O presente estudo permitiu compreender que a Confiabilidade, Atratividade e Competência têm um impacto positivo na Credibilidade e que a Credibilidade tem um 4 impacto positivo na Intenção de Voto. Para além disto, permitiu afirmar que a Atratividade e a Competência têm uma influência positiva direta na Intenção de Voto.