EUVG - Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitetura
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Browsing EUVG - Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitetura by Author "Guerra, André Quaresma Carrasco"
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- De Macau a VicentePublication . Guerra, André Quaresma Carrasco; Costa, Pedro Miguel MachadoDepois de consolidado o seu território continental, Portugal desde o século XIV procurou expandir o seu território além-fronteiras. Foram inúmeros e de várias áreas os portugueses que divulgaram o nome de Portugal lá fora, por muitos cabos e tormentas que tivessem de dobrar. Esta dissertação versará sobre um deles, não com o objetivo de ser um estudo monográfico, mas sim uma forma diferente de dar a conhecer a pessoa e a sua obra. Com obras construídas em Lisboa, Funchal, Goa e Macau, o arquiteto Manuel Vicente é um “aluno do oriente”, que desde cedo desenvolveu uma intensa atividade em Macau, principalmente a partir dos anos 60, onde em conjunto com outros arquitetos como por exemplo Chorão Ramalho ou mais tarde Natália Gomes desenvolveu projetos notáveis, com características fortes e de linguagem pessoal. Manuel Vicente era um arquiteto vanguardista. Com facilidade respondia às necessidades do projeto, preocupando-se com o enquadramento com a cidade, com a estética ou até mesmo com os destinatários do projeto e suas problemáticas, trouxe com ele e para a arquitetura uma nova forma de pensar, quebrou com os modelos arquitetónicos da altura, demarcando-se em relação a outros arquitetos. A incidência em Macau é uma constante, pois é lá que grande parte de sua obra foi construída, juntando-se assim a um dos legados mais significativos da cultura portuguesa além-fronteiras, que atualmente se encontra a desaparecer. As décadas de 60, 70 e 80 do século passado, são os anos mais marcantes da obra de Manuel Vicente em Macau. É nos anos 60 que se assiste ao grande crescimento e expansão urbanística, territorial e de equipamentos, a cujos programas Manuel Vicente deu forma. Os anos 80 ficaram ainda marcados, para além da criação de infraestruturas, pela recuperação de património, como é o caso do edifício TDM – Televisão de Macau. Já nos anos 90 verifica-se uma dimensão mais ampla na criação de projetos.