ISEC Lisboa – Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica
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Browsing ISEC Lisboa – Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica by Author "Almeida, Hugo"
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- Erosão e Galgamentos na Costa PortuguesaPublication . Almeida, Hugo; Oliveira, Ana PaulaNeste trabalho avaliaram-se os resultados da implementação dos instrumentos de gestão territorial na ocupação do espaço costeiro em Portugal, bem como a eficácia das medidas propostas e suas implementações ao longo dos últimos anos, nas alterações à exposição do risco de erosão e galgamentos costeiros. A opção de escolha deste estudo deveu-se, fundamentalmente, à importância na identificação, resolução e mitigação dos problemas da zona costeira portuguesa, nomeadamente no facto de esta assumir uma importante estratégia no que diz respeito à política de desenvolvimento sustentável do nosso país, e ao seu enquadramento numa gestão integrada e coordenada destas áreas. O trabalho consistiu, essencialmente, na avaliação do atual estado da arte no que diz respeito ao que tem vindo a ser feito, analisando a mais valia dos investimentos nas medidas implementadas nas últimas décadas, com especial incidência em dois casos de estudo, considerados dos mais representativos da atual realidade da nossa costa. Os estudos focados evidenciam essas fragilidades, associadas a um excesso de confiança nas defesas costeiras adotadas, bem como a vulnerabilidade a que as comunidades estão sujeitas. Torna-se, pois, urgente garantir a segurança de toda a costa de forma a mitigar o avanço do mar em direção a terra sendo, para isso, importante analisar e encontrar soluções que permitam alcançar um equilíbrio na dinâmica sedimentar. Assim, entende-se como prioritária a criação de um depósito maior de inertes nas zonas junto à costa permitindo, desta forma, o efeito de perda de energia das ondas na sua rebentação, resultando na redução do seu espraiamento pela costa. Através da utilização de novas técnicas entretanto desenvolvidas, em detrimento das técnicas de ripagem classicamente usadas, as quais consistem na utilização de um processo mecânico de Bypass – solução nunca testada em Portugal – usando sistemas de bombagem permanente, seria possível transportar areias submersas de locais de maior acumulação, para as zonas mais carenciadas, permitindo assim a sua reposição nas zonas costeiras que se encontram com um forte défice sedimentar.