IPS - ESCE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
Permanent URI for this collection
Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
Browse
Browsing IPS - ESCE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado by Author "Alexandre, Luís Filipe Mestre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O problema da atracagem dos navios num porto: um estudo de casoPublication . Alexandre, Luís Filipe Mestre; Rousseau, José; Vaz, VírgiloEste trabalho assenta no estudo do problema associado à atracagem de navios nos portos e no levantamento das variáveis que influenciam o planeamento deste movimento. Analisa também em que medida pode uma ferramenta informática possibilitar um planeamento de atracagem inteligente de navios ao cais, considerando o maior número possível de variáveis e restrições que introduzam maior eficiência e visibilidade na operação. A antecipação da data estimada de chegada de um navio ao porto e o respetivo planeamento estruturado, permitirá a redução da velocidade do navio no seu trajeto, evitará filas de espera e consequentes atrasos na atracagem, possibilitando também a otimização dos recursos do terminal. A revisão da literatura existente permitiu identificar os principais conceitos associados aos terminais de contentores e a sua tipologia bem como ao planeamento de atracagem, com particular foco no problema da atracagem dos navios (Berth Allocation Problem (BAP), o principal processo em que a comunidade científica concentra a sua atenção para explorar e desenvolver métodos que permitam tornar a operação mais eficiente. Com esta análise detalhada, em conjunto com a identificação das principais entidades reguladoras e impulsionadoras da digitalização de processos e sustentabilidade – International Maritime Organization e Digital Container Shipping Asssociation, foi possível avançar para a caracterização da operação atual no Terminal XXI de Sines com o conhecimento necessário para avaliar o processo à luz da literatura de referência. A caracterização da operação foi desenvolvida com recurso a entrevistas semiestruturadas e permitiu identificar os intervenientes, perceber a dinâmica da operação e o circuito informacional em todo o processo de planeamento de atracagem utilizando para o efeito o estudo do Porto de Sines. Foi também possível identificar as variáveis e restrições específicas das operações no terminal de Sines e do seu sistema de planeamento. A informação recolhida durante a pesquisa foi posteriormente relacionada na análise de resultados com a literatura consultada, permitindo uma melhor caracterização do processo e identificação das variáveis que possibilitem um melhor conhecimento do problema.