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O problema da atracagem dos navios num porto: um estudo de caso

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Este trabalho assenta no estudo do problema associado à atracagem de navios nos portos e no levantamento das variáveis que influenciam o planeamento deste movimento. Analisa também em que medida pode uma ferramenta informática possibilitar um planeamento de atracagem inteligente de navios ao cais, considerando o maior número possível de variáveis e restrições que introduzam maior eficiência e visibilidade na operação. A antecipação da data estimada de chegada de um navio ao porto e o respetivo planeamento estruturado, permitirá a redução da velocidade do navio no seu trajeto, evitará filas de espera e consequentes atrasos na atracagem, possibilitando também a otimização dos recursos do terminal. A revisão da literatura existente permitiu identificar os principais conceitos associados aos terminais de contentores e a sua tipologia bem como ao planeamento de atracagem, com particular foco no problema da atracagem dos navios (Berth Allocation Problem (BAP), o principal processo em que a comunidade científica concentra a sua atenção para explorar e desenvolver métodos que permitam tornar a operação mais eficiente. Com esta análise detalhada, em conjunto com a identificação das principais entidades reguladoras e impulsionadoras da digitalização de processos e sustentabilidade – International Maritime Organization e Digital Container Shipping Asssociation, foi possível avançar para a caracterização da operação atual no Terminal XXI de Sines com o conhecimento necessário para avaliar o processo à luz da literatura de referência. A caracterização da operação foi desenvolvida com recurso a entrevistas semiestruturadas e permitiu identificar os intervenientes, perceber a dinâmica da operação e o circuito informacional em todo o processo de planeamento de atracagem utilizando para o efeito o estudo do Porto de Sines. Foi também possível identificar as variáveis e restrições específicas das operações no terminal de Sines e do seu sistema de planeamento. A informação recolhida durante a pesquisa foi posteriormente relacionada na análise de resultados com a literatura consultada, permitindo uma melhor caracterização do processo e identificação das variáveis que possibilitem um melhor conhecimento do problema.
This work focuses on the study of the problem associated with ship docking in ports and the identification of variables influencing the planning of this maneuver. It also examines to what extent a computerized tool can enable intelligent ship docking planning at the dock, considering a comprehensive set of variables and constraints to introduce greater efficiency and visibility into the operation. Anticipating the estimated arrival date of a ship at the port and its structured planning will reduce the ship's speed in its trajectory, prevent waiting queues, and consequent delays in docking, while also optimizing terminal resources. A review of existing literature has identified the key concepts associated with container terminals and their typology, as well as berth allocation planning, with a particular focus on the Berth Allocation Problem (BAP), the primary process where the scientific community concentrates its efforts to explore and develop methods to make the operation more efficient. With this detailed analysis together with the identification of key regulatory and driving entities for process digitalization and sustainability - the International Maritime Organization and the Digital Container Shipping Association, it was possible to proceed with the characterization of the current operation at Terminal XXI in Sines with the necessary knowledge to assess the process in the light of the reference literature. A characterization of the operation was developed through semi-structured interviews, allowing for the identification of key participants, an understanding of the operation's dynamics, and the informational flow throughout the berth planning process. The study focused on the Port of Sines, enabling the identification of variables and specific constraints associated with operations at the Sines terminal and its planning system. The information gathered during the research was subsequently correlated with the reviewed literature in the results analysis, facilitating a more comprehensive understanding of the process and the identification of variables that contribute to a better grasp of the problem.

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Berth Allocation Problem Port Call Atracagem Variáveis Berth Planning Variables

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