ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica by Author "Ana Isabel Ferreira Silva de Freitas Lopes"
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- Estimulação cognitiva digital: Implementação de um projeto em estrutura residencial para pessoas idosas.Publication . Ana Isabel Ferreira Silva de Freitas Lopes; Lourenço, Tânia Marlene Gonçalves Lourenço; Abreu Figueiredo, Rita Maria SousaIntrodução: As demências são reconhecidas como uma das principais perturbações neurocognitivas, sendo responsáveis por grande parte da perda de autonomia e pela necessidade de cuidados residenciais e institucionais entre idosos. Esta realidade reforça a importância da implementação de estratégias de intervenção inovadoras, utilizando novas tecnologias para manter ou melhorar o funcionamento cognitivo e promover o bem-estar de pessoas com demência. Este estudo teve como objetivo implementar um programa de estimulação cognitiva digital para idosos com demência e avaliar o seu impacto na cognição e autonomia dos residentes de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Materiais e Métodos: A metodologia seguiu as diretrizes de Filho, Ferreira-Borges e Frasquilho (2008), com o projeto desenvolvido em várias etapas. Os critérios de inclusão para os participantes foram: idade superior a 65 anos, residência numa ERPI, interesse em participar, diagnóstico médico de demência nas fases iniciais, e capacidade de leitura e escrita. A avaliação inicial dos participantes foi realizada utilizando o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para a função cognitiva e o Índice de Barthel para a autonomia nas atividades de vida diária. Entre março e abril de 2024, foi implementado o programa de estimulação cognitiva digital siosLIFE, conduzido por um Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). Este programa incluiu intervenções personalizadas e estruturadas, visando estimular áreas cognitivas como orientação, concentração, atenção, memória e pensamento abstrato, através de técnicas como orientação para a realidade, terapia de reminiscência, estimulação social, exercícios físicos, autocuidado, entre outros. Após a implementação, os instrumentos de avaliação foram reaplicados, juntamente com um questionário de satisfação para os participantes e stakeholders. Todos os princípios éticos relevantes foram respeitados. Resultados: O programa foi aplicado durante seis semanas, com vinte sessões estruturadas e personalizadas realizadas para dez idosas, com uma idade média de 82,80 anos (DP = 7,81). Houve uma melhoria significativa na função cognitiva de todos os participantes, com um aumento médio de 10,10 pontos no MoCA. Observou-se também uma melhoria na autonomia dos idosos, com um aumento médio de 3,5 pontos no Índice de Barthel. Todos os participantes consideraram a experiência "muito satisfatória", destacando a importância de "ocupar a mente" e "estimulá-la". Os stakeholders identificaram como principais pontos fortes do projeto "a inovação", "a socialização dos idosos", "a melhoria cognitiva" e "a acessibilidade às plataformas digitais". Conclusão: O programa de estimulação cognitiva digital demonstrou eficácia na melhoria das funções cognitivas e da autonomia dos idosos com demência em ERPIs. Os aumentos nos scores do MoCA e no Índice de Barthel, juntamente com a elevada satisfação dos participantes, enfatizam a relevância do uso de tecnologias digitais como ferramenta de intervenção cognitiva para idosos institucionalizados.