ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas by advisor "Colen, José"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização da indústria gráfica em Portugal: Inquérito Nacional 2009Publication . Brás, Márcia Gato; Ventura, Cristina; Colen, JoséNos países industrializados o volume de produção da Industria Gráfica situa-se entre 0,5 a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) que, em Portugal, no ano de 2008 era de 232,000 milhões de USD (IndexMundi) e no ano de 2009 de 227,676 milhões de USD (Wikipédia). A Indústria de Artes Gráfica desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo responsável por toda a divulgação de todo o tipo de conteúdos. Cabe-lhe o papel de tratar, imprimir e propagar. Colocar em registo para que este possa ser consultado ao longo dos tempos por várias pessoas. Este sector é responsável pela impressão de vários tipos de produtos nos mais variados tipos de suportes, tais como: livros; revistas; brochuras; folhetos; catálogos; embalagens; vinis; outdoors; rótulos; etiquetas; brindes; entre outros. O ISEC realiza de quatro em quatro anos um estudo de caracterização das empresas gráficas em Portugal visando os aspectos tecnológicos, e de recursos humanos e financeiros e desenvolveu a sua actualização em 2009. Os principais objectivos deste estudo são: i) apresentação do tecido empresarial gráfico português; ii) análise dos principais indicadores económicos do sector; iii) caracterização da tecnologia usada nas empresas gráficas portuguesas; iv) análise das tendências desde 2001. Por forma a atingir os objectivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia de investigação e análise centrada na realização de um inquérito descritivo da situação geral industrial em Portugal Continental e Ilhas. Para tal, inicialmente foi organizada uma base de dados geral de empresas do sector gráfico, de diferentes categorias e foi então criado o inquérito a enviar com base no realizado anteriormente pelo ISEC, no ano de 2001 e 2005. As perguntas do inquérito foram agrupadas em cinco categorias: Informação Genérica; Recursos Humanos; Tecnologias Usadas; Trabalhos e Clientes; Aspectos Financeiros. Procuramos com este trabalho contribuir para que as empresas, investidores e decisores institucionais disponham de uma ferramenta para preparação e antecipação de decisões.Este estudo fornece assim, uma imagem da evolução da Indústria das Artes Gráficas em Portugal e possibilita ainda a comparação com o espaço Europeu onde nos inserimos.
- Gestão e identidade de uma marca: o caso leadership business consultant S.A.Publication . Almeida, Nuno Emanuel Pinheiro de; Colen, JoséA marca, presentemente, é um activo da empresa que tem adquirido cada vez mais valor, captando um crescente interesse na atenção de todos os intervenientes, quer internos como externos. Este trabalho tem como objectivo desenhar e testar uma ferramenta interactiva para a avaliação da notoriedade e força de uma marca. Um primeiro obstáculo a esta análise, é que a própria concepção de “marca” é ambígua e multidimensional; por isso este trabalho começa por tentar descrever e distinguir os seus diversos aspectos. Em segundo lugar, descrevem-se brevemente os problemas que uma marca enfrenta na sua génese e o papel que desempenha no que se chama de “marketing relacional”. Em terceiro lugar, fazemos a análise e tratamento dos dados recolhidos nos questionários. Por fim, apresentamos uma leitura possível desses dados.
- Inovação de serviços e comunicação com o cliente nas gráficas do Oeste: Adição de valor aos Produtos Gráficos através da melhoria da informação e da inovação de serviços em algumas empresas da região Oeste.Publication . Marquês, Tânia Filipa Vilares; Colen, JoséO contexto social actual, em que conceitos outrora distintos se confundem numa imensidão de novas perspectivas em actualização permanente, em que as mudanças ocorrem de uma forma tão rápida e, por vezes, incompreensível tornando evidente a necessidade de construir empresas gráficas que utilizem a totalidade das suas capacidades, levou-nos à realização desta investigação. Assim sendo, pretendemos acima de tudo, contribuir para o conhecimento das empresas gráficas comerciais no mundo actual. Através desta investigação procurámos compreender de que forma podem as técnicas de comunicação e serviços diferenciados contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes nas empresas gráficas comerciais. Pretendeu-se, também, compreender a indústria gráfica da região Oeste identificando os tipos de comunicação utilizados internamente e na relação cliente/empresa. Consideramos aspectos como a inovação, através da oferta de serviços diferenciados que acrescem valor aos produtos gráficos, a interacção, permanente entre o cliente e a gráfica, e a informação, dentro da gráfica entre os diversos sectores. Para a fundamentação teórica abordámos alguns autores com trabalhos realizados na área da comunicação, como Gardner, Wii, Newstrom e Davis ou Huete, e das organizações, como Benko e MacFarlan , Weil e Broadbent ou Munoz-Seca e Riverola e Braun e Duguid. Desta forma partimos para o trabalho com a amostra definida, procurando observar de que forma a comunicação e a oferta de serviços diferenciados afectavam os elementos que pretendíamos observar (Inovação, Interacção e Informação). Como forma de atingir os objectivos a que nos propusemos começamos por definir comunicação e serviços diferenciados, estabelecendo pontes entre eles. Recolhemos informação teórica, que considerámos essencial para uma fundamentação estruturada e válida do estudo, procedemos, seguidamente, ao trabalho em campo com os três grupos de participantes. Definimos quais as ferramentas que considerámos essenciais para o desenvolvimento da comunicação interna e externa, realizamos registos a cada visita e, no final, efectuamos uma análise dos items observados.Esta dissertação encontra-se organizada quatro partes distintas, a fundamentação teórica, a justificação da metodologia, a caracterização dos casos em estudo, e a descrição das práticas. Na primeira parte incluímos informações relativas à Comunicação e suas ferramentas, aos serviços diferenciados e de valor acrescentado e aos elementos chave que trabalhamos durante o estudo. No capítulo seguinte intitulado “Procedimentos Teórico-Metodológicos e Objecto de Estudo”, retratamos todo o processo desenvolvido, assim como o justificativo para as escolhas realizadas. No terceiro capítulo procuramos caracterizar a zona Oeste e as empresas gráficas onde se desenvolve o estudo. A apresentação das práticas observa-se no capítulo seguinte. Por fim apresentamos um capítulo em que se procederá à discussão dos resultados usando como referência os pressupostos iniciais.
- Linhas gráficas de publicações diárias em Portugal: Estudo comparativo de publicações diárias nos anos 1985, 1995 e 2005Publication . Ramos, Maria; César, Orlando; Colen, JoséCom esta investigação pretendi analisar o design gráfico ao nível do projecto (linha) gráfico em quatro publicações portuguesas, jornais diários (Diário, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Notícias e, posteriormente, substituído o Diário, que encerrou, pelo Público). A análise incidirá em três momentos distintos (1985, 1995 e 2005) separados por intervalos de uma década. Através do estudo comparativo do design gráfico de informação destas publicações, procurarei identificar e avaliar as diferenças de alteração gráfica, afirmando ou infirmando que estas foram motivadas pela mudança e introdução de novas tecnologias como pelas grandes alterações económicas e sociais em Portugal.
- A relevância da trama estocástica na impressão offset. Desenho de estes aplicáveis no setor mobiliárioPublication . Jorge, Vítor José Martins dos Santos; Colen, JoséAs recentes tecnologias e métodos de impressão, trazem para a indústria gráfica uma capacidade de produzir mais e melhor, com evidentes vantagens para a qualidade final dos trabalhos produzidos. Saber até que ponto a utilização da trama estocástica beneficia essa qualidade e até que ponto a mesma é percecionada pelo público utilizador dos materiais impressos, pode ser um impulsionador para renovar práticas e procedimentos no setor, bem como melhorar e acrescentar valor aos produtos retratados na impressão. Neste estudo, efetuaram-se testes de impressão offset em trama estocástica e em trama convencional, para poderem ser analisados por profissionais da área e pelo público em geral, a partir de um conjunto de imagens, criteriosamente selecionadas, de acordo com a área de estudo pretendida. O processo apresentado permite validar algumas questões mais subjetivas ou menos evidenciadas no mercado da indústria gráfica, podendo também suscitar bases para novos modelos de trabalhos dentro da indústria ou em áreas complementares, como, por exemplo, na área da prestação de serviços de design ou conceção de produto.
- As soluções informáticas para a paginação de documentos. Comparação objectiva de desempenhodo QuarkXPress 8.5 e do Adobe InDesign CS5.Publication . PINTO, ISABEL CRISTINA PEDRO; Colen, JoséOs objectos gráficos, quer nos sejam apresentados em suporte digital quer em suporte físico impresso, são divididos em unidades a que chamamos páginas. A disposição organizada dos elementos constituintes de uma página – texto, imagens e outros elementos, previamente tratada tendo em vista o objectivo final – é designada por paginação. Quando é preciso escolher uma solução de paginação, existem vários factores a ter em conta. Entre eles estão a capacidade, a eficácia, as dificuldades de aprendizagem e a integração com outros programas. Este estudo pretende fazer uma avaliação objectiva, sempre que possível quantificável, do desempenho dos programas mais utilizados no sector gráfico: o Adobe InDesign CS5 e o QuarkXPress 8.5. Foram analisados os vários factores que são ponderados na decisão da utilização desse software. A análise consiste na execução de dezassete testes idênticos em cada aplicação e na qualidade dos recursos qualitativos. Foram analisadas áreas como: trabalhar com páginas e documentos, tipografia, objectos, preflight e exportação para PDF. Os resultados demonstram que o Adobe InDesign CS5, oferece melhores recursos que o QuarkXPress 8.5, apresentando-se mais prático e directo na aplicação e alterações no trabalho. O InDesign CS5 é mais rápido e funcional, oferece uma melhor performance como a tipografia; estilos de texto e objecto; funções para documentos longos, pesquisas várias, tabelas, preflight e exportação para PDF. O QuarkXPress 8.5 tem alguns recursos únicos que são bastante úteis como por exemplo a partilha de objectos e conteúdos entre documentos do mesmo projecto. O estudo permitiu verificar as principais diferenças e semelhanças, confrontando‑as com estudos anteriores sobre o mesmo problema, detectando a evolução e as tendências subjacentes
- A sustentabilidade de uma pequena gráfica numa organização da Administração PúblicaPublication . Pias, Maria Filipa Ferreira da Silva; Colen, José