IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by advisor "Alves, Paulo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O Envelhecimento e a Qualidade de Vida dos IdososPublication . António, Adelaide; Alves, PauloA qualidade de vida é o resultado de um efeito cumulativo, ou seja, uma sequência de bons hábitos. Quem não está na terceira idade deve fazer mudanças desde já no cotidiano, de modo a preparar-se para o futuro. Objetivo: identificar o nível de qualidade de vida dos idosos no Lar Casa do Ancião João Paulo II em Viana-Luanda. Métodos: estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. A população foi constituída por todos idosos dos 60 aos 80 anos de idade residentes no Lar Casa do Ancião João Paulo II em Viana/Luanda com uma amostra de 15 idosos. A técnica utilizada foi a amostragem probabilística aleatória simples: foi aplicada uma escala de qualidade de vida, baseada nas escalas de qualidade de vida da WHQOL-100, Mini-Mental e escala de Barthel, com a caracterização individual, domínio físico, domínio psicológico, domínio ambiental, domínio das relações sociais. Amostra: Verifica-se que a maioria 33,3%, o género a existência de 60% corresponde o género feminino. Relativamente ao local de providência, 26,7% viviam no bairro do sapu. Quanto ao estado civil a maioria 53,3% são viúvos. A profissão dos idosos está predominantemente ligada à agricultura, representado por 40%, do nível de escolaridade observado sendo que 66,6% não saber ler nem escrever. No domínio físico verificamos que 80% dos idosos demostraram que não necessitavam de ajuda. No domínio ambiental 80% dos inqueridos responderam sim com um número elevado do sexo feminino. Quanto ao domínio psicológico há uma grande predominância de 60%. No domínio das relações sociais 40,0% dos inqueridos referem ter uma relação saudável. Conclusão: Os resultados mostram que os idosos do lar a Casa do Ancião João Paulo II Viana/Luanda apresentam bons níveis de qualidade de vida. Com base nos resultados obtidos, apresentam uma “autonomia e controlo sobre as suas ações”, evidenciando indicadores de independência nas atividades da vida diária e nas atividades instrumentais da vida diária traduzindo-se assim, em expectativas de vida ativa saudável e de qualidade de vida. Com esta revisão, foi possível observar que é possível levantar a hipótese de que a grande dificuldade de investigação de algumas componentes do estilo de vida é a falta de ferramentas que atendem às especificidades do estilo de vida de idosos e que possibilite a avaliação de vários constituintes ao mesmo tempo. Neste sentido, é importante destacar novamente a visível interação das componentes do estilo de vida na melhoria ou degradação da qualidade de vida de idosos.
- A Saúde das Crianças dos 2 aos 10 anos – um Programa de Educação ParentalPublication . Teixeira, Maria; Alves, PauloEste projeto aborda a saúde da criança dos 2 aos 10 anos, através de um programa de educação parental. Para a elaboração do mesmo, servimo-nos da metodologia exploratória e descritiva. A amostra que participou na concretização do projeto foi constituída por 20 famílias, com os respetivos filhos, no município do Úcua, na Província do Bengo em Angola. A realização do projeto foi concretizada também através da observação e aplicação de um questionário sociodemográficos que permitiu avaliar as condições em que vive o agregado familiar e a aplicação de um questionário sobre o nível de satisfação na participação do programa. O objetivo principal deste projeto é a implementação de um programa de educação parental no contexto de intervenção comunitária. Começou-se por identificar as condições e situações responsáveis pelos baixos níveis de saúde das crianças em Angola e, com base na literatura e na experiencia profissional desenvolvermos um plano de ação dirigido aos pais para a melhoria da saúde das crianças. Os participantes demostraram boa receptividade e empatia com o método de educação parental proposto pelo projeto. No que se refere à resposta aos questionários utilizados, os participantes apresentaram globalmente resultados positivos. Confirma-se a satisfação dos participantes em relação ao método de educação parental, com uma avaliação positiva, ou seja, maior satisfação e maior eficácia percebida. Termina-se com a discussão das implicações resultantes deste projeto, para a intervenção em educação parental nas aldeias, igrejas comunitárias e investigação futura.