ESEJD - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by advisor "Almeida, José Maria de"
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- O Desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática na Educação Pré-EscolarPublication . Servo, Marta Cristina Alves de Sousa; Almeida, José Maria deO tema do nosso trabalho surgiu quando nos deparáramos com os resultados “negativos” das provas de aferição do 4.º ano no domínio da Matemática. Efetivamente constatou-se que esta é uma área em que as crianças e os jovens apresentam grandes lacunas e que existem ainda muitos aspetos por esclarecer. Com este estudo pretendemos compreender o desenvolvimento da inteligência lógico matemática na educação pré-escolar assim como formas de facilitar as aprendizagens das crianças. Ao longo deste trabalho referimos: (i) a evolução da Educação Pré-Escolar; (ii) a importância da Matemática no Jardim-de-Infância; (iii) a base emocional da aprendizagem; (iv) Froebel o jogo e os dons educativos; (v) o Cuisenaire; (vi) as inteligências; (vii) a inteligência lógico matemática, e, por último, (viii) a motivação. Estes conceitos tiveram por base vários autores com excelentes referências nas áreas abordadas. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma investigação descritiva exploratória, com as seguintes questões: Qual a importância da Matemática na Educação Pré-Escolar? Como é que as crianças desenvolvem o gosto pela Matemática? O que é que os materiais 3.º Dom e Cuisenaire desenvolvem nas crianças? De que forma é que estes dois materiais contribuem para o desenvolvimento da inteligência lógico matemática e da aprendizagem? Qual a importância da educação Matemática na Educação Pré-Escolar? A nossa amostra é constituída por 29 crianças com 3 e 4 anos. Para atingir os objetivos recorremos a diferentes instrumentos, como a observação direta e ao preenchimento de grelhas pormenorizadas. Os dados recolhidos foram tratados e analisados o que permitiu chegar à sua discussão e retirar as respetivas conclusões. Os resultados obtidos revelam que materiais lúdicos pedagógicos como o 3.º Dom de Fröebel e Cuisenaire contribuem de forma considerável para o desenvolvimento da inteligência logico matemática da criança. Promovem a sua autonomia, criatividade, despertam o interesse e a motivação, sendo imprescindíveis no decorrer da aprendizagem da criança. Em suma, facilitam significativamente o sucesso nesta área.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Susana Carina Ferreira; Almeida, José Maria deO trabalho aqui desenvolvido tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, e pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e devidamente fundamentados. Alguns recursos, planeamentos, estratégias e atividades também são devidamente explorados/as, assim como os dispositivos de avaliação, sendo que o relatório está dividido em 4 capítulos: relatos de estágio; planificação; dispositivos de avaliação e uma proposta de uma atividade através da metodologia de trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento várias planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi três propostas de trabalho de diferentes áreas e aplicadas em diferentes grupos, para que seja possível realizar a avaliação das propostas. Na educação pré-escolar, as grelhas são apenas de observação, com vista a verificar o desenvolvimento gradual das crianças, que, como sabemos, cada uma tem o seu tempo. Por último, o capítulo 4 compreende um trabalho de projeto, pensado para ser realizado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este trabalho está desenvolvido com todas as etapas que um trabalho de projeto exige para que possa ser aplicado. Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar os dados de todo o processo formativo que uma estagiária, futura educadora, desenvolveu nas diferentes etapas do estágio profissional, dos conhecimentos apreendidos, das capacidades desenvolvidas e, sobretudo, da reflexão que é necessário fazer sobre a prática pedagógica enquanto estagiária.