EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Mecânica
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Browsing EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Mecânica by advisor "Canas, António Costa"
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- Fim da produção de cartas náuticas em papel do Almirantado Britânico : O impacto na Marinha PortuguesaPublication . Freitas, Bruno Miguel Falcão de; Bué, Isabel Maria Morais Gonçalves; Canas, António CostaA carta náutica é amplamente utilizada há centenas de anos, possuindo uma finalidade específica importantíssima, a da segurança da navegação. É considerada um documento oficial, elaborado para os navegantes, seja em formato digital ou em papel. Porém, em 2023, o United Kingdom Hydrographic Office, notificou a comunidade hidrográfica da sua possível intenção de retirar o fólio de cartas náuticas em papel. Atendendo a que este produto é utilizado poe diversas entidades a nível global, bem como pela Marinha Portuguesa, pretende-se determinar, nesta dissertação, o impacto desta medida na nossa organização. Neste estudo será abordado um contexto histórico e legal das cartas náuticas digitais e em papel, serão introduzidos os conceitos de pontes paperless e de e navigation, será descrito o fólio cartográfico nacional utilizado em Portugal e os diferentes tipos de produtos e sistemas de informação digitais, e será também explorada a produção de diferentes tipos de cartografia náutica. Para este estudo foi aplicado um questionário a alguns militares da Marinha Portuguesa, com o intuito de recolher dados que permitissem perceber o impacto que poderá ser causado na organização pela decisão do United Kingdom Hydrographic Office em terminar a produção de cartas náuticas em papel. Posteriormente será apresentada uma análise SWOT, com base na informação recolhida, nomeadamente a resultante da aplicação do questionário. Esta análise considera os fatores positivos e negativos, internos e externos que afetam esta mudança de paradigma, permitindo alocar recursos que mitiguem as fraquezas e ameaças à mudança. A relevância do tema recai sobre o facto de a navegação através das cartas em papel sempre ter sido a ferramenta historicamente mais usual para orientação no mar, pelo que tem-se como objetivo neste estudo a obtenção de dados que permitam concluir o impacto que o cancelamento de cartas náuticas em papel virá a ter no desempenho da Marinha Portuguesa.