EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Mecânica
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Browsing EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Mecânica by advisor "CONCEIÇÃO, EUSÉBIO ZEFERINO ENCARNAÇÃO DA"
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- Conforto térmico e stress térmicoPublication . Soares, Alexandre Henriques; SANTOS, MIGUEL JOSÉ SALES CAVIQUE; CONCEIÇÃO, EUSÉBIO ZEFERINO ENCARNAÇÃO DAO presente trabalho recai sobre a temática da Saúde e Segurança no trabalho relativamente às atividades realizadas por militares destacados em navios da esquadrilha da Marinha Portuguesa, com especial foco para os navios patrulha oceânica da classe Viana do Castelo. Estes são frequentemente solicitados ao longo dos anos para efetuar missões em diferentes pontos do globo encontrando-se sujeitos a diversas condições térmicas. Por este motivo, e também dependendo do compartimento onde os militares destas guarnições se encontrem, irão experienciar diferentes tipos de ambientes térmicos. O estudo e identificação destes ambientes representa uma importante tarefa na medida que permite a melhoria das condições de trabalho e por conseguinte, a produtividade de cada individuo. Outro motivo que consolida a necessidade de efetuar estudos nesta área, passa por fornecer ferramentas que permitam suprir a suscetibilidade de se sucederem episódios de perdas materiais e humanas no decorrer de uma missão devido à diminuição do bem-estar e aumento da fadiga provocados pela interação com ambientes quentes e frios. Numa primeira fase, com recurso ao ASHRAE Handbook Fundamentals foi feito o levantamento teórico para a aquisição de conhecimento na área de estudo permitindo de forma experimental calcular o isolamento térmico do uniforme de embarque utilizado atualmente na Marinha Portuguesa. No entanto, as condições do COVID não permitiram o acesso ao laboratório. De seguida com recurso às ISO 7730, 7933 e 11079 foi possível quantificar e caracterizar os compartimentos e zonas de conforto, stress térmico quente (cozinha de bordo e espaço de máquinas) e frio (câmaras térmicas e espaços exteriores) respetivamente. Com os resultados obtidos é de supor que no verão, o uniforme de embarque não se adequa às condições térmicas de projeto nos espaços interiores, uma vez que é estimada a sensação de calor na maioria das situações. No entanto, para os restantes espaços analisados, a prestação dos mesmos é satisfatória, porém poderá comprometer o sucesso de algumas tarefas para climas mais severos.