ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Financeira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Financeira by advisor "Curto, Helena"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Capital de Risco - Análise do Impacto da Participação do Capital de Risco nas Empresas PortuguesasPublication . Vilar da Silva Pucariço , Maria Ana; Curto, HelenaNo presente estudo investigativo pretende-se analisar o impacto que o investimento em Capital de Risco tem nas empresas portuguesas. Numa perspetiva qualitativa, são analisados os custos e benefícios do Capital de Risco e o seu impacto nas empresas portuguesas. Adicionalmente é importante compreender o comportamento dos investidores com as empresas, o que leva ao sucesso e as suas políticas de investimento. Na avaliação destes objetivos, procedeu-se a uma contextualização deste tipo de financiamento. Em termos de metodologia foi elaborado um modelo de análise que permitisse testar a problemática em estudo, bem como preparado um questionário que permitisse recolher a informação necessária à investigação. Os resultados obtidos permitem concluir que um dos principais benefícios do Capital de Risco é o reconhecimento de novas oportunidades para as empresas. De acordo com os dados, os custos do Capital de Risco advêm, principalmente, da relação entre o empreendedor e o capitalista de risco. O presente estudo evidencia que o Capital de Risco pode ser decisivo para a existência de algumas empresas. A investigação também revela que este instrumento é uma boa opção de financiamento para as empresas portuguesas, principalmente atendendo à atual conjuntura económica. Ainda que tenham sido obtidos resultados importantes para a gestão empresarial, de notar que a reduzida dimensão da amostra recomenda a sua confirmação em pesquisas futuras, com amostras de maior dimensão.
- A Gestão Ativa da Dívida PúblicaPublication . Pinto Feiteiro Russo, Miguel Filipe; Curto, HelenaA presente dissertação tem como objetivo de estudo, compreender como é feita a gestão da dívida pública, com especial atenção para a dívida pública portuguesa. Esta investigação foi feita com base nos relatórios anuais publicados pela Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública-IGCP, E.P.E e pelo Tribunal de Contas, nas guidelines para a gestão da dívida pública publicados pelo Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, e através de uma entrevista com o Dr. Jorge Guedes, colaborador da Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública-IGCP, E.P.E. Durante a dissertação procura-se mostrar quais os fatores a ter em conta para uma gestão eficiente da dívida pública, bem como a evolução que se tem verificado ao longo dos anos na gestão ativa da dívida pública portuguesa. O saldo da dívida nos últimos anos cresceu significativamente e com isso a gestão da dívida foi também evoluindo, de forma a manter a dívida sustentável. As emissões reais seguiram sempre o benchmark definido, demonstrando que a gestão da dívida foi sempre feita tendo em consideração todos os limites de risco impostos pela tutela. Em 2011 foi mesmo necessário assinar um acordo de ajuda externa (Programa de Assistência Económica e Financeira), tendo a partir dessa data, a gestão ativa da dívida perdido importância, visto que não dispomos de total autonomia para fazer as operações que se entendem convenientes. Com este estudo constata-se que a gestão da dívida pública tem evoluído de acordo com as condições macro-económicas e adaptando-se à conjuntura existente em cada momento.Esta dissertação permite observar a evolução de estratégias utilizadas na gestão da dívida ao longo dos últimos anos, bem como os valores atualizados respeitantes às emissões de títulos de dívida, à evolução do saldo da dívida e respetivos encargos.
- Gestão de Tesouraria: O Impacto da Actual Crise Económica e Financeira nas PME PortuguesasPublication . Guimarães Nunes, José Luís; Varela, Miguel; Curto, HelenaA crise económica e financeira despoletada nos EUA em 2007 teve um impacto devasto na economia dos países, empresas e famílias, e que ainda hoje se fazem sentir. Portugal foi um dos países fortemente afetados, culminando com o resgate financeiro em 2011, pelo que todos os seus efeitos limitaram e dificultaram o crescimento económico do país e consequentemente o crescimento das empresas. O estudo tem como principal objetivo analisar o desempenho económico e financeiro da média das PME portuguesas não financeiras e identificar quais as determinantes da tesouraria líquida, em períodos de estabilidade ou de crise económica. Os dados utilizados, indicadores económicos e financeiros, foram obtidos na plataforma do Banco de Portugal, e após o tratamento destes dados, foi efetuada a regressão linear múltipla com dados em painel. Embora o estudo contribua com evidência empírica para a temática da gestão de tesouraria, a utilização de outro tipo de dados além de dados financeiros complementaria o estudo. A análise descritiva mostra que a média das PME em estudo apresentam uma tesouraria líquida negativa, apresentando uma melhoria a partir do ano de 2009. Os resultados da regressão revelam que as variáveis independentes (dimensão, endividamento, maturidade do passivo, oportunidades de crescimento e o ciclo de conversão de caixa) são determinantes da tesouraria líquida. Os resultados revelam ainda que a crise não possui capacidade explicativa quanto à tesouraria líquida, resultado divergente de estudos efetuados anteriormente. Este estudo contribui para uma melhor compreensão das decisões quanto à gestão de tesouraria das empresas portuguesas, auxiliando como instrumento de gestão para as empresas e os seus gestores.
- Plano de Negócios UnifundingPublication . Leitão dos Santos Pinto, Carlos Manuel; Curto, HelenaTendo em consideração as difíceis condições económicas que Portugal enfrenta e a necessidade fazer crescer o tecido empresarial, as empresas verificam-se uma enorme dificuldade em obter financiamento, quer para expandir negócio, quer para criar um novo negócio. Para suprimir a esta falha de mercado e promover o empreendedorismo, é criada a uma plataforma de crowdfunding focada na comunidade universitária denominada UNIFunding. Tentando aproveitar uma comunidade nova, criativa e em início de carreira, a UNIFunding pretende não só financiar projetos como incentivar a sua criação e facilitar o seu desenvolvimento, através de um trabalho constante com as universidades e empresas parceiras. O objetivo será a expansão deste projeto ao resto da União Europeia.
- Plano de Negócios: Your Favorite BasketPublication . Carvalho, Clarisse Alves; Curto, HelenaNo sentido de aproveitar o que Portugal tem de melhor para oferecer, a empresa Your Favorite Basket entra no sector de forma a atender e superar as exigências impostas pelos mercados onde pretende atuar, através da oferta de produtos portugueses de enorme qualidade com a participação ativa dos mais inovadores pequenos produtores nacionais, com vista à promoção e internacionalização de produtos produzidos nacionalmente. Esta empresa visa alcançar mercados com comunidades portuguesas, bem como mercados de elevado poder de compra, estando projetado atingir uma quota de mercado de 1% a nível nacional até ao segundo ano e de 0,5% a nível internacional até ao terceiro ano. Este sector encontra-se em franco crescimento decorrente da política de desenvolvimento agrícola e subsídios á cultivação promovidos pelo país. Com uma empresa inovadora, que procura recolher o que de melhor se produz em Portugal através de agricultores que não tem capacidade de promoção a nível nacional e internacional conseguimos chegar de forma inovadora, simplista e diversificada aos nossos clientes.