AM - TIA - CAV - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Cavalaria
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - CAV - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Cavalaria by advisor "Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estrutura Modular de Manutenção no apoio a um AgrupamentoPublication . Teixeira, Carlos Duarte Vieira; Chambel, Énio Rodrigo Pereira; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deA necessidade de projeção de meios para os mais diversos Teatros de Operações é uma realidade para a qual qualquer exército deverá estar devidamente preparado, fruto da sua atividade operacional. Como tal, por forma a alcançar o cumprimento das missões atribuídas, a manutenção destes mesmos meios tem de estar igualmente acautelada, com equipamentos e viaturas adequadas aos meios empregues, assim como às características dos próprios teatros. Esta é a problemática abordada no presente trabalho de investigação, sendo o objetivo geral deste, a aferição de uma estrutura modular que permita a sustentação da manutenção de um Agrupamento. Na prossecução deste objetivo e com recurso a questionários aplicados a Oficiais do Exército Português com funções de comando nos teatros mais atuais, aferiram-se os meios portugueses em utilização e as suas necessidades de manutenção mais prementes. Seguidamente, identificaram-se as principais carências das estruturas de manutenção referentes aos meios projetados, através de um questionário a Oficiais que desempenharam funções nos módulos de manutenção destacados fora do território nacional, em conjunto com a realização de quatro entrevistas a Oficiais superiores diretamente ligados à função logística da Manutenção. As triangulações dos dados obtidos nos métodos descritos, em conjunto com os dados obtidos na análise documental da temática, deram origem a uma estrutura modular que visa satisfazer as necessidades das estruturas de Manutenção em apoio a um Agrupamento contendo os meios de rodas e de lagartas ao serviço de Portugal.
- Impacto dos Riscos Psicossociais no Stress Ocupacional. Estudo de Caso: Unidades de CavalariaPublication . Saboga, Gonçalo Dias Alves de Matos; Casquinha, Carlos Filipe Montezo; Magalhães, Rita Moacho; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deOs problemas de saúde mental, como o stress e outras condições correlacionadas têm recebido uma atenção crescente na sociedade contemporânea. Quando esses problemas são desencadeados por situações diversas no ambiente laboral, são denominados de Stress Ocupacional. Este conceito refere-se à perceção de um indivíduo acerca da sua incapacidade para desempenhar tarefas em contexto laboral. Um dos principais fatores que contribui para o Stress Ocupacional, são os Riscos Psicossociais, situações que englobam condições relacionadas tanto ao local de trabalho, quanto ao ambiente social nele presente, influenciando negativamente a capacidade laboral de um indivíduo. Este trabalho subordinado ao tema “Impacto dos Riscos Psicossociais no Stress Ocupacional. Estudo de Caso: Unidades de Cavalaria”, pretende estudar quais os fatores de risco psicossocial que afetam os militares, e de que forma é que estes fatores influenciam e geram Stress Ocupacional nos militares em serviço nas unidades de Cavalaria do Exército. A investigação utilizou uma abordagem quantitativa, baseada no método dedutivo, através do qual partimos de um conhecimento geral, acerca de todo o Exército, para depois particularizar nas unidades de Cavalaria. Para o efeito, foram utilizadas informações provenientes do Centro de Psicologia Aplicada do Exército, e foram aplicados questionários aos militares em serviço nestas unidades. Relativamente aos resultados obtidos, numa primeira fase, verificámos que as três subdimensões de Riscos Psicossociais com maior prevalência no Exército pertencem à mesma dimensão - Exigências Laborais. Numa segunda fase fomos analisar especificamente essas subdimensões, nas unidades de Cavalaria. No entanto, nem todas as subdimensões tiveram impacto direto no Stress Ocupacional, sendo as exigências de tempo, cognitivas, e ambiguidade de papéis, as que mais afetam o Stress Ocupacional. Concluiu-se também que o Stress Ocupacional é afetado pelos Riscos Psicossociais, sendo gerado, fundamentalmente ao nível do excesso de trabalho, problemas familiares, e condições de trabalho. Desta forma, concluímos que os Riscos Psicossociais têm de facto impacto sobre o Stress Ocupacional nas unidades de Cavalaria do Exército Português.
- Motivação, Intenção de Saída e Employer Branding em contexto militar: Contributos para a Gestão de PessoasPublication . Figueiras, Tiago Francisco Leitão; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deEste trabalho centrou-se na problemática da falta de efetivo das fileiras no Exército Português, de tal forma que de acordo com a DEE 2023 se encontram no ativo cerca de 11.712 militares, quando no final da Guerra Colonial, o efetivo das Forças Armadas em Portugal aproximava-se dos 227.373 militares. Portanto, é fundamental entender a perceção dos militares em relação à motivação, intenção de saída, employer branding em contexto militar e gestão de recursos humanos, de forma a termos militares mais motivados na organização. A metodologia utilizada nesta investigação incidiu numa estratégia quantitativa, dado que foi divulgado um questionário na plataforma Google-Forms através do Gabinete de Relações-Públicas do Exército para os e-mails institucionais dos militares do Exército, tendo aderido 562 participantes. Por outro lado, o raciocínio é dedutivo porque partiu-se de uma lei geral para o particular e o posicionamento relativamente ao objeto de investigação é ontológico, uma vez que se pretende conhecer a natureza da realidade. No questionário foram empregues instrumentos já testados, tais como a escala do Work Values Questionnaire (WVQ), Turnover Cognition e Escala de Perceções de Práticas de Gestão de Recursos Humanos para medir respetivamente a motivação, intenção de saída, employer branding e gestão de pessoas. Posteriormente, através da recolha e tratamento de dados com o programa estatístico designado por SPSS, os resultados mais significativos são o facto da motivação e do employer branding contribuírem consideravelmente para a intenção de saída; a motivação extrínseca ser a variável que tem a maior responsabilidade para a motivação geral dos militares e, por fim, a gestão de recursos humanos contribuir consideravelmente para a motivação dos militares e para a intenção de saída. Estas conclusões merecem ser alvo de reflexão para que sejam implementadas medidas que possam incrementar o número de militares no Exército.