ESSA - Departamento de Terapia Ocupacional
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Browsing ESSA - Departamento de Terapia Ocupacional by advisor "Melo, Bruno"
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- Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistência temporal e validade de constructo em crianças dos 3 anos aos 14 anos e 11 mesesPublication . Santos, Inês; Melo, BrunoIntrodução: A utilização de instrumentos de avaliação validados auxilia na credibilidade e objetividade das intervenções, como também possibilitam o aumento de conhecimento específico da área, contribuindo para o reconhecimento científico e clínico da Terapia Ocupacional. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. Métodos: Foi utilizada uma amostra total de 55 crianças, através de uma recolha não probabilística, por conveniência, para o estudo da consistência temporal e validade de constructo. Para a análise da fidedignidade ao nível da consistência temporal foi usado o teste-reteste, e recorreu-se ao coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para as dimensões e total. Para análise do teste-reteste ao nível dos itens foi usado o coeficiente de Kappa. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: Os valores de CCI (variaram entre 0,563 e 0,843) observados para as diferentes secções, quadrantes e fatores indicam, de modo geral, uma boa consistência temporal, apresentando valores que variam de moderados a elevados. Ao nível da validade de constructo são evidenciadas diferenças significativas entre o grupo com desenvolvimento típico e atípico em diversos domínios relacionados ao processamento sensorial e às respostas comportamentais. As análises realizadas, tanto através do teste t de Student e d de Cohen (variaram entre 0,592 a 1,185), quer a nível das frequências categorizadas, revelam padrões consistentes que reforçam a existência de desafios específicos enfrentados pelo grupo com desenvolvimento atípico. Os itens mostram boa consistência ao nível do teste-reste com valores de Kappa a variar de 0,166 a 0,579. Conclusões: Os resultados obtidos revelaram evidências que suportam a consistência temporal e a validade de constructo do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar.
- A relação entre o processamento sensorial da criança, representações maternas associadas à vinculação e stress parentalPublication . Tomé, Cláudio; Melo, Bruno; Dionísio, MarinaObjetivos: pretendeu-se analisar a relação entre o processamento sensorial, representações maternas associadas à vinculação e stress parental em crianças com idade entre os 6 e os 8 anos. Métodos: caracteriza-se por ser um estudo descritivo, correlacional e transversal, com uma amostra de conveniência composta por 205 mães de crianças dos 6 e 8 anos. As mães preencheram quatro instrumentos: um questionário sociodemográfico, o Perfil Sensorial 2 – A criança dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses, a Escala de Perceção Materna dos Comportamentos de Vinculação e a Escala de Stress Parental. Resultados: verificou-se pelas correlações de Pearson uma correlação negativa entre o indicador de perceção de segurança de vinculação e a satisfação, preocupações parentais e a falta de controlo, bem como entre o domínio de dificuldades de autorregulação emocional e a satisfação. Observaram-se correlações negativas entre a conduta associada ao processamento sensorial, quadrante evitamento e respostas socioemocionais associadas ao processamento sensorial com o indicador de perceção segurança de vinculação. As correlações positivas foram, simultaneamente, entre a conduta associada ao processamento sensorial e as respostas socioemocionais associadas ao processamento sensorial com as preocupações parentais e os níveis do stress parental. Pelo teste Durbin Watson as variáveis preditoras do indicador de perceção de segurança de vinculação foram a satisfação, o quadrante evitamento e o processamento visual. Conclusão: os resultados deste estudo indicam uma conexão entre o processamento sensorial, vinculação e stress parental através das representações maternas, contudo os dados apontam para uma relação mais significativa entre a vinculação e o stress parental.