Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A metodologia Doman no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectualPublication . Pereira, Luciana da Silva; Batista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Este trabalho de Projeto centra-se na aplicação da metodologia de Glenn Doman no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, tendo como principal objetivo avaliar a sua adequação e eficácia neste contexto. A alfabetização, enquanto etapa fundamental do desenvolvimento infantil, apresenta desafios acrescidos para crianças com deficiência intelectual, exigindo abordagens pedagógicas adaptadas às suas necessidades específicas. Assim, este estudo surge da necessidade de explorar metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem da leitura, promovendo, consequentemente, o sucesso escolar destes alunos. Neste âmbito, a metodologia Doman, que enfatiza a estimulação precoce e o recurso a ferramentas visuais, revela-se uma abordagem promissora. Para a concretização dos objetivos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo à observação direta e à planificação de uma ação formativa. Com esse propósito, foi ministrada uma formação com a duração de 2 horas e 25 minutos a uma professora experiente na área da alfabetização, na qual foram apresentados diapositivos explicativos sobre o método Doman e as suas potencialidades no ensino de crianças com deficiência intelectual moderada. Após a formação, a professora aplicou a metodologia com uma criança de 7 anos, utilizando estímulos visuais, nomeadamente flashcards. As interações foram observadas com o intuito de analisar a adequação do método ao processo de aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam que a metodologia Doman, ao privilegiar estímulos visuais e a repetição sistemática, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças com deficiência intelectual. Além disso, verificou-se que a personalização do ensino, ajustada às necessidades individuais do aluno, constitui um fator determinante para o aumento do seu envolvimento e progresso na aprendizagem.
- Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistência temporal e validade de constructo em crianças dos 3 anos aos 14 anos e 11 mesesPublication . Santos, Inês; Melo, BrunoIntrodução: A utilização de instrumentos de avaliação validados auxilia na credibilidade e objetividade das intervenções, como também possibilitam o aumento de conhecimento específico da área, contribuindo para o reconhecimento científico e clínico da Terapia Ocupacional. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. Métodos: Foi utilizada uma amostra total de 55 crianças, através de uma recolha não probabilística, por conveniência, para o estudo da consistência temporal e validade de constructo. Para a análise da fidedignidade ao nível da consistência temporal foi usado o teste-reteste, e recorreu-se ao coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para as dimensões e total. Para análise do teste-reteste ao nível dos itens foi usado o coeficiente de Kappa. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: Os valores de CCI (variaram entre 0,563 e 0,843) observados para as diferentes secções, quadrantes e fatores indicam, de modo geral, uma boa consistência temporal, apresentando valores que variam de moderados a elevados. Ao nível da validade de constructo são evidenciadas diferenças significativas entre o grupo com desenvolvimento típico e atípico em diversos domínios relacionados ao processamento sensorial e às respostas comportamentais. As análises realizadas, tanto através do teste t de Student e d de Cohen (variaram entre 0,592 a 1,185), quer a nível das frequências categorizadas, revelam padrões consistentes que reforçam a existência de desafios específicos enfrentados pelo grupo com desenvolvimento atípico. Os itens mostram boa consistência ao nível do teste-reste com valores de Kappa a variar de 0,166 a 0,579. Conclusões: Os resultados obtidos revelaram evidências que suportam a consistência temporal e a validade de constructo do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar.
- CONTRIBUTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA RECOLHA SELECTIVA NO MUNICÍPIO DE BENGUELA - ANGOLAPublication . Kinzimba, Marisa da Glória; Rodrigues, Carla Margarida MarquesEste estudo teve como objectivo principal a identificação do nível de conhecimento da população para a implementação da recolha seletiva, como ferramenta de valorização dos resíduos com foco na economia circular, no contributo para solucionar as problemáticas de gestão de resíduos no município de Benguela. Foram analisados os níveis de conhecimento e a sensibilidade da população para a prática da separação desde a fonte geradora, os desafios das operadoras e das instituições públicas relacionadas à gestão dos resíduos no município. E por fim o destino final dos resíduos e a contribuição que a prática da separação poderá provocar. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em: pesquisas bibliográficas, informações fornecidas pelas operadoras responsáveis e pela Administração Municipal de Benguela; realização de inquéritos à população. Os resultados demonstraram que a temática de recolha selectiva e valorização de resíduos no Município é um assunto já conhecido pela população. É possível implementar a recolha selectiva desde que haja a criação de políticas locais e um programa municipal de sensibilização e educação ambiental com o envolvimento das administrações de zona.