IPS - ESE - Escola Superior de Educação
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Browsing IPS - ESE - Escola Superior de Educação by advisor "Boavida, Ana Maria Roque"
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- A atividade de brincar na educação de infânciaPublication . Romão, Heloísa Alexandra Fulgêncio; Boavida, Ana Maria RoqueEste trabalho tem por principal objetivo compreender as potencialidades educativas da atividade de brincar na educação de infância. No âmbito deste objetivo, procurei analisar como se pode perspetivar a atividade de brincar, que lugar e papel é atribuído a esta atividade e que contornos tem na intervenção pedagógica. Do ponto de vista metodológico, o trabalho enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação. Além disso, insere-se no paradigma interpretativo pois procurei entender e dar a conhecer o significado atribuído pelos participantes no estudo às suas ações. Simultaneamente, o estudo tem proximidades muito significativas com a modalidade de investigação-ação. Com efeito, não apenas observei e procurei compreender o modo de agir das educadoras durante os estágios desenvolvidos em creche e no jardim de infância, como planifiquei, sobretudo com a educadora do jardim de infância, atividades que concretizei com as crianças e refleti sobre o que experienciei tendo por horizonte melhorar as minhas práticas de educadora. Os principais métodos de obtenção de dados foram recolha documental, a observação participante, conversas informais com as educadoras e entrevista. O estudo ilustra que a atividade de brincar tem diversas potencialidades educativas entre as quais se destacam o desenvolvimento global da criança (emocional, motor, psicológico, social), que permite que a criança se conheça a si própria, desenvolva interações com os outros, mas também que adquira conhecimentos relativamente ao mundo que a rodeia. Ilustra, ainda, que é importante que o educador proporcione tempo para as crianças brincarem e que encare esta atividade como um recurso para apoiar o aprofundamento de aprendizagens já feitas pela criança e também como um meio para introduzir novos conceitos e temáticas.