ISEC Lisboa - Mestrado em Intervenção Precoce
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Intervenção Precoce by advisor "Amado, Nuno"
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- Práticas baseadas em evidências nos contextos inclusivos de jardim de infância: intervenções inseridas nas rotinasPublication . Albergaria, Raquel; Amado, Nuno; Corval, RaquelPartindo da importância de promover práticas de qualidade e baseadas em evidências no que diz respeito à inclusão de crianças com incapacidade, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto de uma ação de desenvolvimento profissional, nas competências e capacidades dos profissionais que trabalham com crianças com incapacidade entre os três e cinco anos, relativamente ao processo de tomada de decisão e implementação de intervenções inseridas nas rotinas. Esta ação de desenvolvimento profissional, baseada nos módulos do Projeto CONNECT e utilizando os materiais por ele disponibilizados, foi realizada em três sessões de 2h30m. Participaram neste estudo oito profissionais a desenvolver atividade em jardins de infância inclusivos. Os seus conhecimentos acerca da temática em estudo foram avaliados nos momentos pré e pós formação através da análise de um caso hipotético. Foi ainda utilizada uma subamostra de três educadoras, com o objetivo de se avaliarem as suas práticas. Estas educadoras foram submetidas a observações gravadas em vídeo das rotinas diárias das suas salas, também antes e após a ação de desenvolvimento profissional. As observações foram posteriormente avaliadas com uma versão experimental traduzida em português da Inclusive Classroom Profile (ICP), escala de observação estruturada (Soukakou, 2007), que permitiu averiguar a qualidade das respostas e das práticas diárias da sala face às necessidades das crianças com incapacidade. Verificou-se um enriquecimento nos conhecimentos dos participantes acerca das intervenções inseridas nas rotinas e dos processos de tomada de decisão, tendo-se obtido valores significativamente superiores na análise de caso posterior à formação. Quanto às práticas das educadoras, não se verificaram diferenças significativas antes e após a formação. Por fim, através da avaliação da adequabilidade e satisfação dos participantes acerca da ação de desenvolvimento profissional, os participantes consideraram a formação adequada, embora de curta duração. Os resultados são discutidos tendo em conta as suas implicações a nível da formação dos profissionais.
- A transição do hospital-casa para os pais do recém-nascido prematuro e o papel da parceria hospital-família-equipa de intervenção precocePublication . Correia, Inês Andrade Teles de Viterbo; Amado, NunoConhecer as necessidades, a rede de apoio e o nível de stress dos pais de bebés prematuros é uma condição essencial para o desenvolvimento de práticas profissionais de qualidade no âmbito da intervenção precoce. Os programas de Intervenção Precoce centrados na família do recém-nascido prematuro, em que são delineados objetivos concretos orientados pelas necessidades evidenciadas pelas famílias, aumentam a possibilidade de melhorar os prognósticos de desenvolvimento destes bebés. Uma preparação efetiva da alta hospitalar deve pressupor objetivos concretos, nomeadamente o incremento das competências parentais e sentimentos de confiança que levem a uma diminuição do stress sentido neste momento de transição para casa. Este trabalho tem como principal objetivo determinar aquelas que são as principais perceções de uma amostra de pais de bebés prematuros (n=104) relativamente aos apoios recebidos e quais as necessidades, redes de apoio e stress, presentes no momento de transição do hospital para casa e ficar a conhecer as perceções dos profissionais (n=9) das Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) relativamente ao papel da Intervenção Precoce no momento da transição para casa. Os resultados mostram que existem várias questões que não são discutidas com os pais no momento da preparação da alta, que os avós são a maior rede apoio informal e que as dificuldades em conciliar a vida pessoal com a profissional são as que os pais consideram mais stressantes. Em relação às ELI, os dados mostram que a articulação com as equipas do hospital não existe ou é muito rara. As ELI consideram pertinente e exequível a existência dessa articulação