ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Valente, Bianor"
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- Shall we talk? – O trabalho de grupo como ferramenta promotora da oralidade.Publication . Alves, Frederico; Valente, BianorDesde meados do século XIX que a oralidade assume um papel de protagonista no ensino de uma Língua Estrangeira, independentemente da abordagem, a nível internacional. Contudo, no contexto português, só em 2018 a componente oral ganhou destaque no ensino do Inglês. Paralelamente, à priorização da componente oral da língua, surge, oficialmente, em Portugal, o trabalho colaborativo como ferramenta metodológica, onde os alunos no final do 1.º CEB deverão ser capazes de trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos. Este trabalho investigativo combina a componente oral da LE com a capacidade de trabalhar colaborativamente ao tentar averiguar se o trabalho de grupo, enquanto ferramenta potencia a aprendizagem do Inglês em alunos do 1.º CEB. Surge assim a questão Será que o trabalho de grupo influencia a aprendizagem de uma segunda língua em grupos grandes no 1.º CEB?. O modelo investigativo adotado foi o modelo de pré- e pós-teste com grupo controlo não equivalente, em que uma turma do 4.º ano foi submetida ao Programa Experimental, onde o trabalho de grupo foi a metodologia preferencial, e outra turma do mesmo ano não. Para compreender o impacto do Programa foram criados dois testes orais, um aplicado antes da intervenção e o outro no final e compararam-se os resultados obtidos por ambos os grupos. Os resultados indicam que ambos os grupos revelaram melhorias estatisticamente significativas do teste oral inicial para o final e, indiciam, de uma forma clara, que o grupo experimental teve um melhor desempenho no Pós-Teste do que o grupo controlo, apesar de estatisticamente, na globalidade do teste, estas diferenças não serem consideradas significativamente distintas. Apesar de as melhorias verificadas não permitirem uma relação causal inequívoca, é notório o papel do trabalho de grupo enquanto ferramenta pedagógica promotora das competências orais dos alunos do 1.º CEB.