ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Marciso, Sarah"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School PupilsPublication . Vaz, Sónia; Marciso, SarahO presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.