IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada by advisor "Barreto , Alexandre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da observação no desempenho de alunos de 3ºciclo e ensino secundário na modalidade de AndebolPublication . Próspero, Rui Diogo Ferreira; Kramer, Deborah; Barreto , AlexandreO Relatório Final de Estágio foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), sendo esta uma das unidades curriculares que consta no mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundários do ISEIT do Instituto Jean Piaget de Almada. Foi realizado durante o estágio no Colégio Minerva localizado no Barreiro. O presente documento encontra-se organizado em quatro dimensões: Área I- Profissional, social e ética; Área II- Desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Área III- Participação na escola e relação com a comunidade; Área IV- Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A dimensão Profissional, Social e Ética está relacionada com a aprendizagem do aluno, através da transmissão de conhecimentos e aprendizagens que contribuam para a evolução do mesmo, para tal foi utilizado o próprio saber, assim como todo o conhecimento e experiência dos professores orientadores que me acompanharam ao longo de toda a PES, desta forma contribuindo para a minha evolução enquanto futuro professor de Educação Física (EF). A dimensão do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem prende-se em três vertentes: planeamento, ensino e avaliação. No que diz respeito ao planeamento das várias questões relacionadas à lecionação da disciplina de EF, nomeadamente, plano anual de turma, organização das sessões de aulas, assim como a definição dos objetivos específicos a alcançar nas diferentes matérias da EF. No ensino foram aplicadas estratégias que promovam a aprendizagem dos alunos através de um clima benéfico que incentive o desenvolvimento das relações entre professor-aluno e aluno-aluno, contribuindo na participação dos alunos nas atividades a desenvolver ao longo do ano. Na questão da avaliação, a cada matéria da disciplina estão atribuídos objetivos de acordo com o ano de escolaridade, definidos através de documentos próprios para esse efeito como o Planeamento Plurianual e as Metas Essenciais de Aprendizagem. A Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade Escolar está relacionada com a participação do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem através das várias atividades desenvolvidas ao longo da PES. Na dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida será apresentado o projeto de investigação sobre a influência da observação no desempenho de alunos de 3ºciclo e ensino secundário na modalidade de Andebol, através da utilização do Team Sports Assessment Procedure (TSAP), em situação de jogo. A amostra é constituída por 30 alunos divididos em dois grupos, distribuída por 8º ano (n=10), 9º ano (n=10) e 10ºano (n=10). Após 6 sessões de 10 minutos os alunos do grupo observador apresentaram melhores resultados nas variáveis de bolas recebidas, bolas ofensivas e remates, no entanto os resultados não mostram diferenças significativas entre os grupos na maioria das variáveis.
