ESAD - Comunicação
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Browsing ESAD - Comunicação by advisor "Duque, Ana"
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- A ilustração de moda como representação do ideal feminino - revista modas e bordados, 1960/70Publication . Alves, Marta; Duque, AnaPropõe-se na presente dissertação a exploração do tema da ilustração de moda como representação do ideal feminino, tendo como exemplo a revista portuguesa Modas & Bordados, nas edições entre 1960 e 1970. Dá-se destaque a temas da História de Portugal neste período, ao cenário do mercado editorial durante o Estado Novo, fazendo-se a correlação entre o papel social das mulheres, a imprensa feminina e a ilustração de moda. Incide-se sobre o espaço temporal daquelas décadas, pelo facto de ser uma época de profundas transformações, principalmente para as mulheres e da luta pela sua emancipação e direitos. Estas mudanças, veiculadas pela imprensa feminina e consequentlemente refletidas na moda, revelam ilustrações que representam aspetos da evolução das mentalidades, pois se terão tornado gradualmente mais expressivas, informais e sensuais, tendo quebrado a mentalidade conservadora da época. O enquadramento social, político, cultural e artístico relativo ao período histórico em questão, permitiu referenciar o percurso histórico da ilustração da moda como registo gráfico e ainda assinalar fatores da evolução da indústria gráfica. Dá-se a conhecer a importância e a influência da imprensa feminina em Portugal, quanto à evolução do papel social das mulheres durante a época do Estado Novo, e a uma correlação destas circunstâncias, com aspetos formais das ilustrações de moda da revista Modas & Bordados. Com esta pesquisa pretende entender-se a ligação entre áreas que podem ser correlacionadas, nomeadamente, a repercussão e difusão do ideal feminino de uma determinada época, através da imprensa feminina e na representação específica da ilustração de moda.
- A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamentoPublication . Rocha, Sofia; Duque, AnaO presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos, considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias. Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo- se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda. Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital, perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando- se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market — definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais. O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade. Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.