ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano
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Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano by advisor "Cesar Jucá, Mario"
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- Do Ideário Técnico ao Chão da Escola: Análise de uma ferramenta de Gestão EscolarPublication . PALMEIRA MELO, MARTA; Cesar Jucá, MarioAo revisitar a história da construção da Política de Educação Pública brasileira, percebe-se que esta é marcada por avanços e retrocessos. Um dos seus marcos está na Constituição Federal de 1988 que determina as responsabilidades de cada esfera de governo, dando a cada ente federado a possibilidade de se organizar enquanto Sistema de Ensino. Para consolidar esse processo, instituiu-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, distribuindo as responsabilidades dos Sistemas e Redes de Ensino, na efetivação das etapas e modalidades e reforçando a execução da Política a partir dos princípios democráticos que garantem a participação da comunidade nas decisões, por meio dos Conselhos de Controle Social. Neste contexto, a vontade política faz toda diferença, pois é a partir desse entendimento que os caminhos da descentralização do poder são traçados. Dentro do cenário de avanços, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) compactua uma Cooperação Técnica, que tem por objetivo a elaboração de documentos norteadores da Política Municipal de Educação em Maceió. Dentre eles, se destaca o Guia Prático de Gestão Escolar (GPGE), objeto de estudo deste trabalho. O Guia foi elaborado a partir de um processo de construção coletiva e visa, como ferramenta, instrumentalizar, os diretores escolares para auxiliar no desenvolvimento das suas atribuições. Neste sentido, a ideia central da pesquisa é fazer uma verificação da efetividade do GPGE nas ações desenvolvidas pelas Unidades Escolares por meio do seu Projeto de Gestão Escolar, nas dimensões pedagógica administrativa e relacional. Busca-se com isso, investigar de que forma o GPGE pode consolidar a Política de Educação e otimizar a utilização dessa ferramenta de trabalho. Para ir de encontro ao objetivo, os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental dos materiais base desta pesquisa e a aplicação de um questionário com os diretores de nove Unidades Escolares, uma amostra das Regiões Administrativas existentes na capital Alagoana. Como resultado, procura-se, a partir das respostas dos questionários, elencar a necessidade de um trabalho mais direto sobre o Guia junto às Unidades Escolares e, a partir das inúmeras possibilidades que o Guia traz no seu bojo, apresentar a Secretaria Municipal de Educação, não só para os servidores, mas para todo usuário da Educação Municipal de Maceió.
- A influência da gestão do curso de Direito na formação dos discentes no NPJ: estudo de caso de uma IES particular em MaceióPublication . REMIGIO COSTA, POLIANNY GUSMÃO; Cesar Jucá, MarioO presente estudo analisa as melhorias do corpo discente mediante a interação da prática jurídica exercida no Núcleo de Prática Jurídica e o Direito Material ministrado em sala de aula, analisando a gestão do Curso de Direito para a evolução da interdisciplinaridade, com a finalidade de proporcionar a melhoria do curso com a formação de profissionais qualificados, capazes de identificar os problemas jurídicos que lhes forem apresentados e aplicar a norma posta em benefício da população. Apresenta como o Núcleo de Prática Jurídica colabora para a formação acadêmica e profissional do corpo discente. A metodologia utilizada para a elaboração do presente estudo foi embasada em bibliografias; em um estudo de caso mediante a aplicação de questionário aos docentes que ministram aulas de Prática Jurídica e na compilação dos dados; como também a utilização da técnica de grupo focal para observar o desenvolvimento dos discentes que participaram do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) como estagiários. Por fim, observou-se que a interação entre a teoria e a prática é de suma importância para a formação profissional do discente, a qual o capacita para ser inserido no campo de trabalho, como também analisa a atuação da coordenação do curso de Direito no tocante ao estímulo para interação teórico-prático, mediante a utilização do NPJ.