AM - CET - EC - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais
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Browsing AM - CET - EC - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais by advisor "Matias, Pedro José da Silva Gonçalves"
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- Avaliação de Segurança de Pontes em Betão Armado da Rede Viária Nacional Sujeitas ao Carregamento de Veículos MilitaresPublication . Filipe, Eduardo Miguel Antunes; Costa, António José da Silva; Matias, Pedro José da Silva GonçalvesAs atividades militares realizadas por parte do Exército Português exigem, frequentemente, a utilização de estruturas existentes na rede viária nacional, designadamente pontes e viadutos, para satisfazer as necessidades de deslocação das viaturas militares. Estas estruturas encontram-se dimensionadas de acordo com a regulamentação de ações associada à época na qual se realizou o respetivo projeto, pelo que importa avaliar se as normas regulamentares utilizadas no dimensionamento garantem a segurança da estrutura para uma utilização militar. Para tal, estudaram-se os diferentes regulamentos de ações utilizados nas últimas décadas, designadamente as sobrecargas rodoviárias correspondentes, por forma a compreender a evolução das ações consideradas no projeto e dimensionamento de estruturas de pontes. Deste modo, pretende-se obter a relação existente entre as sobrecargas regulamentares e a sobrecarga militar relativa a uma utilização mista, nomeadamente de tráfego normal e circulação de viaturas militares. No que diz respeito ao carregamento militar considerou-se a atuação de uma viatura de lagartas e de rodas, cuja classificação de carga militar corresponde à regulamentação aprovada pela NATO e prevista nas normas STANAG. Realizou-se a verificação de segurança da estrutura do tabuleiro de três obras inseridas na autoestrada A1, com soluções estruturais diferentes e projetadas de acordo com regulamentos de ações distintos.
- Estudo do Comportamento Estrutural da Ponte Militar Mabey&Johnson : Soluções para Aumentar a Capacidade de Carga e Comprimento de MontagemPublication . Osório, Eduardo Miguel da Silva; Pedro, José Oliveira; Matias, Pedro José da Silva GonçalvesAs pontes logísticas militares são, desde a década 30 do século XX, indispensáveis em vários teatros de operações possibilitando transpor obstáculos com elevada rapidez, tais como cursos de água. Procurando aumentar o comprimento de vão bem como a capacidade de carga da mais recente ponte logística militar em Portugal, Ponte Mabey, elaboraram-se vários modelos numéricos de elementos finitos, aferidos com outros estudos, os quais pretenderam avaliar a capacidade de carga da ponte para uma configuração de montagem de um tabuleiro contínuo com dois vãos longos de 57.91 m. Tendo em consideração as limitações de capacidade de carga encontradas para a configuração estudada, tanto para tráfego de natureza militar como civil, avaliaram-se várias possíveis soluções de reforço, desde a alteração geométrica da ponte a alterações de secção e adição de novos elementos. Uma vez definida uma solução possível de ser utilizada, realizou-se o estudo da montagem da ponte por lançamento incremental, a partir da solução proposta pelo fornecedor e um lançamento que foi possível acompanhar e estudar, na Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia n.º 1, que serviu como referência no estudo do lançamento da ponte.