ISAG - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by advisor "Dias, Rui"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da implementação da inteligência artificial e do customer relationship manager na performance comercial e organizacionalPublication . Veríssimo, Bruno; Dias, RuiEsta Dissertação de mestrado procura investigar o impacto da implementação da Inteligência Artificial (IA) no Customer Relationship Management (CRM) e suas implicações na performance comercial e organizacional. A evolução tecnológica das últimas décadas transformou significativamente diversos setores da economia, destacando-se a IA e os sistemas de CRM, como ferramentas essenciais para aumentar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. A IA, com as suas capacidades de aprendizagem automática, processamento de linguagem natural e automação inteligente, oferece novas possibilidades de personalização, previsão de tendências e automação de processos repetitivos. Por outro lado, os sistemas de CRM evoluíram para plataformas integradas que facilitam a gestão do relacionamento com os clientes de forma mais eficaz e estratégica. Este estudo analisa como é que a integração daquelas tecnologias pode não apenas aumentar a eficiência operacional, mas também proporcionar uma experiência de cliente mais personalizada e satisfatória. No contexto empresarial atual, onde a competição é intensa e as expectativas dos clientes estão em constante evolução, a capacidade de utilizar essas tecnologias de maneira eficaz pode ser um diferencial significativo para as organizações. A dissertação aborda a evolução do marketing relacional e a importância da centralidade no cliente, explorando a interação entre IA e CRM. A metodologia inclui uma revisão de literatura abrangente e a aplicação de questionários para obter dados sobre a perceção e o impacto dessas tecnologias nas empresas. Os resultados deste estudo mostram que a adoção de sistemas de IA e CRM estão correlacionados de forma positiva com melhores desempenhos comerciais.
- Tendências do retalho: a tecnologia como ferramenta e transformação da experiência de compraPublication . Emer, Paula; Dias, RuiO setor de retalho está passando cada vez mais por transformações devido ao impacto das novas tecnologias, como inteligência artificial, realidade virtual, redes sociais e automação, transformando assim, a experiência de compra e a forma como as vendas são executadas. Por exemplo, a Inteligência Artificial tem sido muito utilizada para personalizar ofertas e automatizar o atendimento ao cliente, enquanto a Realidade Virtual proporciona uma experiência de compra imersiva, permitindo que os consumidores visualizem produtos antes da compra. Já as redes sociais e a automação, promovem a interação da marca com o cliente, podendo segmentar o público-alvo, localização e interesses de acordo com cada necessidade, além de fornecer um atendimento mais assertivo. Além disso, os pagamentos digitais e a integração omnichanel também têm transformado a experiência de compra, oferecendo mais flexibilidade e conveniência. Embora essas inovações ofereçam benefícios claros, elas também apresentam desafios, como a necessidade de altos investimentos em tecnologia, treinamento das equipas e preocupações com a privacidade das informações dos consumidores. A seguinte dissertação pretende analisar através de um estudo qualitativo, de que forma essas tecnologias interferem no retalho e na experiência final dos consumidores, além de entender quais as principais ferramentas disponíveis e quais as percepções dos consumidores em relação a elas. Após a análise das informações obtidas pelas respostas e no decorrer do trabalho, foi possível entender que grande parte dos consumidores são impactados de alguma forma pelas tecnologias, as quais tem total ligação com sua satisfação de experiência de compra, seja ela online ou física.
