IPS - ESTS – BIBLIOTECA
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESTS – BIBLIOTECA by advisor "Amaral, Tito"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão técnica centralizada e domótica em edifícios : relatório detalhado de actividade profissionalPublication . Santos, João Miguel Clemente; Amaral, TitoO presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Área de Especialização de Electrónica e Computadores. O relatório consiste na descrição de dois temas frequentes na minha carreira profissional, ou seja, domótica e gestão técnica centralizada. Através deste são referidos alguns pontos e tecnologias existentes nesses sistemas. É feito ainda um paralelismo entre a carreia académica e a profissional, de forma a transcrever os temas leccionados e a sua aplicação na vida profissional. O relatório termina com a descrição de vários sistemas aplicáveis num projecto, em alguns casos não é possível entrar em grande detalhe dos mesmos, por motivos de sigilo profissional.
- Manutenção do sistema de controlo de tráfego marítimo do continente : relatório de atividadePublication . Fontes, Pedro; Amaral, TitoSituado no extremo sudoeste da Europa, Portugal é um país com uma relação única com o mar. São mais de 1200 Km de costa banhados pelo imenso atlântico que constitui uma das maiores zonas económico-exclusivas da Europa. Diariamente são mais de 500 navios de carga que navegam ao largo da costa continental devido à sua localização geográfica que cruza rotas entre a Europa, a áfrica e o mediterrâneo. Este imenso tráfego marítimo potencia os riscos relacionados com a segurança do homem, das embarcações e do meio ambiente. Foi por isso que surgiu o Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, o VCTS. É um sistema dotado da mais sofisticada tecnologia, colocando o país na vanguarda dos sistemas de monitorização de tráfego com uma capacidade única de acompanhar um navio na sua viagem por toda a costa nacional. Assim, é realizado um controlo, monitorização e fiscalização de todas as embarcações até às 50 milhas da costa através de uma frente de 8 radares costeiros e 8 radares portuários espalhados por toda a costa continental portuguesa. Sistemas de localização (Radar, Radiogoniónnetro), identificação (Automatic ldentification System) e comunicação (banda VHF) equipam as torres de 30 metros que transmitem a informação para um Centro de Controlo onde é realizada uma monitorização 24h por dia, 365 dias por ano. A complexidade tecnológica dos subsistemas que compõe este sistema é extraordinária e representa um enorme desafio para quem tem que manter os seus níveis de alta disponibilidade. É neste sistema que o autor desempenha as suas funções de técnico de manutenção, com competências tão extensas que vão desde a manutenção da infraestrutura (engenharia civil), da monitorização ativa de equipamentos eletrónicos (eletrónica), da monitorização e configuração da rede de comunicações (telecomunicações) até à definição de novos interfaces para interligação com outros sistemas externos (informática).