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Abstract(s)
Introdução: Entende‐se por Défice Cognitivo Ligeiro a fase de transição entre as
alterações cognitivas próprias do envelhecimento e o estádio inicial de uma demência. O
défice cognitivo ligeiro amnésico caracteriza‐se por défice objectivo de memória, para a idade
e nível de escolaridade, mantendo‐se a pessoa sem outras queixas cognitivas ou funcionais e
sem critérios para ser considerado demente. Os idosos com défice cognitivo ligeiro têm maior
probabilidade de desenvolver quadros demências em curtos espaços de tempo, pelo que é
importante intervir precocemente, através de tratamentos combinados, incluindo
farmacoterapia e programas de intervenção na cognição. Um programa de intervenção na
cognição consiste num conjunto de estratégias e exercícios, implementados com a finalidade
de potenciar determinadas áreas da cognição, podendo ser realizados individualmente ou em
grupo. Habitualmente são realizados num determinado período de tempo e procuram cumprir
determinados objectivos específicos. Estes programas visam capacitar os indivíduos e as suas
famílias/cuidadores para conviverem com as alterações cognitivas, dotando‐os de informação
e estratégias capazes de melhorar o seu quotidiano.
A finalidade deste trabalho centra‐se em:
• Contribuir para a criação de guidelines ou manuais de boas práticas no âmbito dos
programas de estimulação cognitiva.
• Proporcionar maior aporte científico em Enfermagem no que se refere à
intervenção – estimular a cognição.
O seu principal objectivo é sistematizar o conteúdo de um programa de intervenção na
memória para idosos com défice cognitivo ligeiro amnésico.
Material e métodos: Para concretizar este estudo utilizou‐se como método a Técnica
de Delphi, que consiste num processo estruturado de recolha e síntese de conhecimentos
sobre determinado assunto, através de um grupo pré‐definido de peritos no tema, por meio
da aplicação de uma série de questionários e de um feedback organizado das opiniões. Para
este trabalho utilizou‐se um grupo de 29 peritos, que obedeciam aos seguintes critérios de
inclusão: 1)experiência profissional, de pelo menos 2 anos, com idosos com défice cognitivo; e
2) formação na área da enfermagem de saúde mental e psiquiatria, neurologia, psiquiatria ou
psicologia. Aos peritos foi enviado um questionário electrónico com os itens propostos no
programa de estimulação para assinalarem a sua concordância através de uma escala tipo
likert. A concordância positiva estabelecida para este trabalho consiste na soma das respostas
“concordo” com as respostas “concordo totalmente”, sendo considerada concordância
positiva acima de 70%. Como se obteve concordância positiva em todos os itens na primeira
ronda do questionário não foi necessário realizar a segunda volta.
Resultados e discussão: Obteve‐se concordância positiva para todos os itens do
questionário apresentado aos peritos, sendo que o consenso obtido variou entre moderado
(70% ≤ concordância positiva 90%) e forte (90% ≤ concordância positiva ≤100%).
O programa consensualizado pelo grupo de peritos é composto por:
8 Sessões de grupo com os idosos – 1 sessão por semana, com duração de 90
minutos cada.
3 Sessões individuais de avaliação com os idosos e familiar/cuidador – avaliação
inicial antes do programa, avaliação final após o programa e follow up 3 meses
após o fim do programa.
2 Sessões de grupo com os familiares/cuidadores – na 2ª e 6ª semanas do
programa.
As principais estratégias para a estimulação da memória contempladas no programa
são:
Abordagem de adaptação funcional: Técnica de validação, Terapia por
reminiscências, Programa de apoio aos cuidadores e à família.
Abordagem de processo específico: Treino cognitivo (exercícios de estimulação da
memória, como a técnica de associação nome/face, exercícios de mnemónicas e
de repetições de palavras e números); Compensação com suportes externos e
internos (treino de estratégias).
Conclusões: O programa proposto revela‐se com uma estrutura adequada aos idosos
com défice cognitivo ligeiro amnésico e suas famílias/cuidadores. Os conteúdos que suscitam
maior discussão são o informar sobre o défice cognitivo ligeiro e a tipologia do programa. As
intervenções que reúnem mais consenso são o ensino e treino de estratégias de compensação
de memória e a inclusão da família/cuidadores.
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Keywords
Défice cognitivo ligeiro Memória Idosos