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Título: Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: promover os valores no pré-escolar: a partilha, o respeito e a cooperação
Autor: Carvalho, Raquel de Almeida
Orientador: Mestre, Amélia
Jorge, Jose Reis
Palavras-chave: Valores
Partilha
Respeito
Cooperação
Criança
Atividades lúdicas
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório final de estágio do Ensino da Prática de Ensino Supervisionada, apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências, tem como objetivo dar a conhecer o contexto de estágio, realizado ao longo deste ano letivo (de outubro de 2012 até junho de 2013) no Colégio da Torre, na sala dos cinco anos (mais novos). Este estagio dividiu-se em dois momentos diferentes, um primeiro de observação e conhecimento do grupo, um segundo de intervenção, em que foi definida uma área de intervenção prioritária - os valores: a partilha, o respeito e a cooperação, que surgiu de algumas necessidades do grupo, detetadas no período inicial de observação. Algumas dessas necessidades foram: o facto de as crianças não conseguirem partilhar os materiais e brinquedos, de terem dificuldades em respeitar os outros e em ajudar os colegas. Os objetivos propostos a atingir com esta área de intervenção prioritária foram: o trabalho em grupo, tanto das crianças, como da escola com as famílias; o respeito pelos outros, a diferença, opiniões, e que no final, as crianças consigam perceber e praticar os valores da partilha, respeito e cooperação. Ao longo do terceiro período letivo (de abril a junho), através de diversas atividades lúdicas e de algumas estratégias, como por exemplo, criar atividades onde as crianças tivessem de trabalhar em grupo, criar momentos de conversa onde as crianças tivessem de partilhar informações, escutar e respeitar as opiniões dos colegas, tentamos atingir os objetivos supracitados. Apesar de nem sempre as atividades e tudo o que planificamos ter corrido como idealizamos, conseguimos ultrapassar essas dificuldades. Com base em alguns instrumentos de recolha de dados, tais como os relatórios diários e a entrevista realizada ao docente cooperante conseguimos perceber se atingimos alguns dos objetivos propostos, nomeadamente, o respeito pelos outros, como a diferença, opiniões e que o grupo praticasse e percebesse os valores da partilha, respeito e cooperação. Não nos foi possível atingir o objetivo de trabalhar em conjunto com as famílias, devido a politica da instituição.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9347
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educaçao Pre-Escolar
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar

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