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Erros de medicação associados a medicamentos look alike sound alike

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Abstract(s)

A Organização Mundial de Saúde estima que, aproximadamente, 1 em cada 30 doentes sofra de danos associados a erros de medicação na sequência de cuidados de saúde não seguros, sendo mais de um quarto destes graves, ou potencialmente fatais. Os medicamentos Look Alike Sound Alike (LASA) são medicamentos cujo nome ortográfico, fonético e/ou aspeto são similares, podendo causar confusão e originar erros de medicação. O intuito desta monografia é, através de uma análise da literatura atual, explorar o conceito dos medicamentos LASA e das suas implicações clínicas para o doente. Assim como analisar as estratégias atuais de prevenção e mitigação destes erros. A prevalência de erros LASA não é concisa, no entanto, alguns estudos indicam que estes variem entre 6,2 – 14,7% de todos os erros de medicação. Estes podem ocorrer em qualquer fase do ciclo de utilização dos medicamentos, sendo a fase de prescrição a que apresenta taxas de prevalência mais elevadas. Diversos fatores como a condição clínica do doente, a complexidade do ambiente de trabalho e as características do próprio medicamento podem condicionar a ocorrência dos erros LASA. A utilização de técnicas como Tall Man Letters e os sistemas de dispensa automatizados constituem algumas das estratégias de mitigação implementadas, no entanto os estudos enfatizam a necessidade de integrá-las com outras medidas para garantir a sua eficácia e a segurança dos doentes. O farmacêutico desempenha um papel crucial na prevenção destes erros, utilizando a sua formação especializada para rever criticamente as prescrições e promover práticas seguras de uso de medicamentos em contextos multidisciplinares. Em suma, a conscientização relativa aos erros LASA e a análise abrangente das práticas atuais são fundamentais para diminuição de erros de medicação, promovendo o uso racional da medicação e a segurança dos pacientes nos sistemas de saúde.
The World Health Organization estimates that around 1 in 30 patients suffer harm as a result of medication errors, more than a quarter of these being serious or life-threatening. Look Alike Sound Alike (LASA) drugs are medicines that are similar in spelling, phonetic name and/or appearance, which can cause confusion and lead to medication errors. The aim of this monograph is to explore the concept of LASA medicines and their clinical implications for patients through an analysis of the current literature. It also aims to analyse current strategies to prevent and reduce these errors. The prevalence of LASA errors is not precisely known, but some studies indicate that they range from 6.2 to 14.7% of all medication errors. They can occur at any stage of the medication use cycle, with the prescription stage showing the highest prevalence rates. Various factors such as the clinical condition of the patient, the complexity of the work environment and the characteristics of the medication can influence the occurrence of LASA errors. Mitigation strategies, such as using Tall Man Letters and automated dispensing systems, have been proposed. However, several studies emphasized the need to integrate these strategies with other interventions to ensure their effectiveness and enhance patient safety. The pharmacist plays a crucial role in preventing these errors, using their specialised training to critically review prescriptions and advocate safe medication use practices within the healthcare team. In conclusion, raising awareness of LASA errors and conducting a comprehensive analysis of current practices are essencial for reducing medication errors, promoting the rational use of medicines and ensuring patient safety within healthcare systems.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

LASA Erros de medicação Prevenção Farmacêutico

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