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Abstract(s)
Introdução: O “Stop Work Authority” é um programa da Administração de Saúde e Segurança
Ocupacional dos Estados Unidos da América, e que está muito generalizado na indústria
offshore. Na prática significa criar procedimentos que autorizem qualquer trabalhador a
interromper o trabalho, quando uma condição ou comportamento inseguro seja detetado, e que
possa resultar num incidente. O incutir desta responsabilidade e autoridade nos trabalhadores
pretende promover a prevenção, mas cabe à gestão de topo a sua definição e implementação
nas organizações. A execução do “Stop Work Authority” deverá ser transversal a todas as
atividades desempenhadas pelas diversas funções, e ser praticado livremente, por forma a evitar
o direito de recusa. É crucial proporcionar formação, e definir metodologias de segurança para a
realização de atividades. Os procedimentos devem ser claros e estar acessíveis a todos os
trabalhadores. O objetivo principal será encorajar e fortalecer a confiança, quando necessário
agir em prol da segurança e saúde no trabalho de todos, sem qualquer receio de represálias.
Método: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica no motor de busca do Google, com resposta à
palavra-chave «Stop Work Authority».
Resultados: Pretende-se verificar se o programa “Stop Work Authority” tem correspondência
com a Norma Portuguesa NP ISO 45001:2019 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no
trabalho.
Discussão: Embora o programa “Stop Work Authority” seja muito pouco conhecido em Portugal,
existem organizações a aplicarem o mesmo com o objetivo de parar o trabalho para evitar os
acidentes. A aplicação deste programa tem enquadramento na norma NP ISO 45001:2019. A
norma portuguesa preconiza a adoção de um sistema de gestão da segurança e saúde no
trabalho, para permitir que uma organização proporcione locais de trabalho seguros e saudáveis,
previna lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, suportado por uma política de
intenções definida pela gestão de topo. O programa “Stop Work Authority” compreende seis
etapas: Parar quando existe um perigo eminente e é necessária uma imediata intervenção de
parar o trabalho; Notificar os envolvidos na área de trabalho da paragem de trabalho; Investigar
a situação e chegar a um acordo sobre a interrupção de trabalho; Corrigir as anomalias de
segurança e verificar a integridade das modificações por especialistas qualificados nas áreas
afetadas; Retomar o trabalho após as ações corretivas implementadas e notificar os
colaboradores envolvidos; Acompanhar e comunicar os detalhes do incidente relacionado com a
paragem do trabalho, envolvendo todos os colaboradores, descrevendo o problema, ações
corretivas e retirar lições aprendidas.
Conclusão: A finalidade da aplicação do programa “Stop Work Authority” à gestão da prevenção,
pressupõe que os trabalhadores sabem como o executar e sem repercussões. Torna-se
imprescindível nas organizações que haja uma política de consciência para capacitar os recursos
humanos, para enfrentar eventuais situações de risco no seu local de trabalho, e para que
tenham a autoridade e a destreza suficiente para suspenderem a execução do trabalho. Em
síntese, o programa “Stop Work Authority” tem conexão ao objetivo e campo de aplicação da
Norma Portuguesa NP ISO 45001:2019 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho.
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Keywords
Prevenção de acidentes Procedimentos Gestão da segurança e saúde no trabalho