Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da expressão plástica na aprendizagem e desenvolvimento das crianças da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DANIELA_PORTELADA.pdf2.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. A investigação tem como título “Impacto da expressão plástica na aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”, tendo como principal objetivo evidenciar a importância de uma educação baseada nas artes, para a promoção do desenvolvimento integral do indivíduo. Apesar de todas as áreas artísticas serem cruciais no desenvolvimento total da criança, o foco desta investigação resume-se à área da expressão plástica, salientando o interesse e motivação que esta desperta na criança, motivo pelo qual as aprendizagens ocorrem espontaneamente. Tendo por base a metodologia investigação-ação, inicialmente, foi elaborado um estudo relacionado com a temática, no qual são abordados diversos conceitos adjacentes. De seguida, foi delineado um plano de ação interventiva, em dois níveis de ensino distintos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Ambos integravam atividades de expressão plástica e, simultaneamente, visavam a aquisição de conhecimentos relativos à área do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio. Em suma, os resultados analisados vêm reforçar a importância das artes na educação. O facto de se tratar de uma área transversal, permite integrá-la com as restantes áreas disciplinares, tendo um impacto determinante nas aprendizagens alcançadas pelas crianças, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos.

Description

Keywords

Artes Educação Expressão Plástica aprendizagem Significativa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue