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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
"A educação das emoções constitui um processo complexo de construção permanente, originado no seio familiar, passando pela escola e continuando por toda a vida.
Os profissionais de ensino devem ser emocionalmente competentes para educar as emoções dos seus alunos, para que estes sejam capazes de lidar com as alegrias, as frustrações e ainda reconhecer as suas emoções e as dos outros.
O presente estudo, de cariz exploratório transversal qualitativo pretende identificar “De que forma os professores desenvolvem o seu trabalho na sala de aula de modo a promover a Inteligência Emocional nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com base na ideologia de Daniel Goleman (2000,2003) e outros autores. Para tal, na realização deste estudo foram utilizados como instrumentos de recolha de dados entrevistas a sete professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de seguida procedeu-se ao tratamento de dados recorrendo à análise de conteúdo.
Através dos resultados das entrevistas aos professores conclui-se, que por um lado, existe pouco conhecimento sobre a inteligência emocional, neste sentido, deveria existir mais formação acerca deste tema. Por outro, foi possível verificar que um professor emocionalmente competente, consegue construir uma imagem de si próprio, relativamente à sua autoconsciência emocional, usa os seus conhecimentos para a sua gestão de emoções, consegue e aprende a ultrapassar momentos difíceis através da sua automotivação, fazendo de cada perda um desafio, parte do seu conhecimentos para desenvolver um bom nível de empatia e ainda para ser capaz de fazer uma eficaz gestão de emoções em grupos."
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da educação - especialização em ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
Keywords
Inteligência emocional Estratégias de ensino Promoção da educação emocional Professores do 1º CEB
Citation
Hilário, A.R. (2012). Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.