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Authors
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Abstract(s)
"O presente projecto de investigação pretendeu estudar a resposta educativa aos interesses/aptidões dos alunos com dificuldades intelectuais que frequentam a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa.
A abordagem teórica debruça-se sobre o tema das Necessidades Educativas Especiais- dificuldades intelectuais, reflecte acerca da educação inclusiva e foca a atenção na transição para a vida activa, assim como na importância do conhecimento das aptidões/interesses dos jovens com dificuldades intelectuais.
As temáticas em análise no quadro teórico permitiram o abrir de portas para novos conhecimentos acerca das necessidades educativas especiais, tendo em conta a opinião dos mais diversos autores.
O modelo de investigação-acção enquadra metodologicamente este estudo que procurou fazer o levantamento dos interesses e aptidões desses alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de questionários e de entrevistas. A amostra foi composta por dez alunos com dificuldades intelectuais e dois professores da escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.
Através desta pesquisa identificaram-se as barreiras que a escola em estudo enfrenta, como o insuficiente número de professores de Educação Especial e técnicos da área da psicologia.
Verificou-se também a dificuldade em envolver empresas locais, para a integração de jovens em processo de transição para a vida activa.
A análise dos questionários tornou possível o conhecimento de inúmeras actividades do interesse dos alunos, assim como dos sonhos que todos gostariam de ver realizados."
Description
Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
Keywords
Dificuldades intelectuais Aptidões/interesses Escola inclusiva Transição para a vida activa
Citation
Raminhos, M.J. (2012). Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.