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Abstract(s)
A evolução do marketing tem sido, de forma inequívoca, algo que afetou diversas
áreas da gestão empresarial. O foco está hoje no cliente e nas estratégias que se podem
concretizar para impulsionar as vendas, tendo em conta todas as mudanças que o digital
trouxe na sociedade.
O comportamento do consumidor, aliado às novas tecnologias, foi o gatilho para
que não tardasse a ocorrer alterações aos hábitos de consumo e, por sua vez, ao processo
de decisão do consumidor. Percebe-se uma forma de estar ativa, onde a pesquisa sobre o
produto ou serviço antecede sempre uma possível compra. É este o consumidor atual:
informado e com vontade de participar na comunidade que envolve uma marca.
O que muda? A necessidade de as empresas se adaptarem para sobreviverem neste
novo contexto. É-lhes exigido que adotem novas estratégias, abram os seus horizontes,
para que possam erguer-se e transformar o digital numa oportunidade.
As estratégias digitais estão em constante mutação e é através do
acompanhamento das tendências que se descobre como atrair o consumidor. Este é,
diariamente, exposto a inúmeros estímulos sonoros, visuais, que procuram a sua atenção.
Estará o consumidor saturado destas abordagens que o interrompem no seu dia-a-dia?
O Inbound Marketing é uma estratégia que tenta uma abordagem diferente.
Procura, acima de tudo, cativar o consumidor de forma natural, onde é ele a procurar por
uma solução. Uma empresa, para responder à sua necessidade, deverá fazê-lo através de
conteúdo de qualidade, para que possa estar presente no momento de pesquisa do
consumidor. Tal é possível através das várias frentes do Inbound Marketing, que tentam,
acima de tudo, melhorar o posicionamento orgânico das empresas nos motores de
pesquisa.
No presente relatório, será possível ter um contexto que esclarece o percurso desde
o marketing tradicional até à implementação de uma estratégia no digital, nomeadamente,
de Inbound Marketing. Seguidamente, estudam-se duas empresas onde esta estratégia
será implementada, para que no fim se possa avaliar a sua eficácia.
Description
Keywords
Comportamento do consumidor Marketing digital Inbound marketing Funil de vendas Estratégia empresarial KP