Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Um vasto número de PMEs não utiliza ainda ferramentas de análise e visualização de
dados para a tomada de decisão, baseando-se apenas no uso de folhas de cálculo, sem
uma abordagem holística orientada aos dados produzidos e próxima de uma análise em
tempo real. A existência de maiores volumes de dados permite, se devidamente tratados,
contribuir para a melhoria da competitividade.
Os ERP são hoje uma importante ferramenta que ajuda as PME a gerirem um grande
conjunto de dados. Apesar da sua integração com os sistemas de Business Intelligence
(BI) não ser ainda uma realidade comum à maioria, revelam-se de extrema utilidade no
suporte à decisão para aquelas que já implementaram este tipo de projetos.
Este projeto pretendeu dotar a organização de uma ferramenta ágil, capaz de medir de
forma clara e concisa o desempenho da função de venda. Na solução proposta,
equacionaram-se variadas propostas de KPI para monitorização dessa função.
Harmonizaram-se estas propostas com as expetativas da organização, com a sua forma de
trabalho, por forma a manter o foco no essencial – aumentar o desempenho da equipa.
A escolha da ferramenta de BI recaiu sobre o Microsoft Power BI, tendo sido
desenvolvidos dashboards orientados aos vários perfis de utilizador, consoante a
hierarquia do departamento. Os dashboards implementados incluíram doze indicadores
destinados a três áreas (Administração, direção comercial, e desenvolvimento de
produto), de um conjunto de dezasseis indicadores inicialmente propostos. Os
dashboards, foram ainda sujeitos a testes e avaliação da sua usabilidade por uma amostra
de utilizadores representativos dos perfis definidos, apresentando uma avaliação média
de 4,5 num intervalo de 1 a 5.
Este projeto de BI com ERP no contexto de uma PME captou o interesse dos utilizadores,
em especial no que respeita aos dashboards “Vendas mensais” e “Area manager” (os
quais obtiveram a avaliação máxima), demonstrando a sua utilidade como ferramenta de
suporte à gestão e tomada de decisão, podendo vir a ser um importante contributo para o
aumento da competitividade da empresa.
Description
Keywords
Metodologia investigação ação ERP Business intelligence Dashboard Data warehouse KPI Power BI