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Advisor(s)
Abstract(s)
Este documento permitirá o leitor acompanhar o mestrando no seu percurso académico
relativo aos ensinos clínicos, nas diferentes unidades de saúde da especialidade Nefrológica. Serão
descritas as atividades relacionadas à aquisição e desenvolvimento de competências comuns e
específicas do enfermeiro especialista contempladas pela Ordem dos Enfermeiros, (2010; 2011) e as
que são definidas pela European Dialysis & Transplant Nurses Association/European Renal Care
Association – EDTNA/ERCA (Chamney, 2007). Será redigida uma reflexão sustentada pelos níveis
de aquisição de competências do modelo de Dreyfus, aplicado por Benner (2001) à prática de
enfermagem. Evidenciando, conforme os descritores de Dublin, uma prática reflexiva, com
capacidade de articulação do conhecimento nos vários contextos multidisciplinares e suportada em
elementos de investigação.
De acordo com o projeto de estágio, elaborado na fase preparatória, este relatório cumprirá o
seu objetivo relativamente ao tema em estudo “Da pré-construção à primeira punção: O papel do
Enfermeiro Especialista no follow up da fistula arteriovenosa para Hemodiálise”, através de uma
revisão scoping. Mapeando evidência científica que sustente a importância do follow up, numa
consulta de enfermagem de acessos vasculares. Neste sentido, dos artigos selecionados organizam se duas grandes áreas relativas ao papel do enfermeiro, as competências teórico-práticas, e o
apoio-educação ao utente durante os diferentes momentos do acesso arteriovenoso.
O enfermeiro especialista deve ser capaz de dinamizar na sua unidade de saúde, aspetos
formativos que viabilizem a aquisição de competências teórico-práticas, e permitir que estas se
desenvolvam ao longo da sua experiência clínica, numa perspetiva contínua de partilha de
conhecimentos entre a equipa de enfermagem e o utente. Estes conhecimentos teóricos e
competências práticas permitem cuidados de enfermagem direcionados para o utente com fistula
arteriovenosa, garantindo assim cuidados qualificados.
No respeitante ao apoio-educação ao utente, duas áreas de atenção “vigilância do acesso” e
“capacitação do autocuidado”, foram identificadas (Sousa, Apóstolo, Figueiredo, Martins & Dias,
2013). A primeira área engloba os cuidados de enfermagem no período pré e pós construção da
fístula arteriovenosa. A área “capacitação do autocuidado” engloba 4 dimensões: cuidados
antecipatórios na preparação da fístula arteriovenosa; cuidados nas 48 horas após a construção da
fístula arteriovenosa; cuidados específicos com o processo de maturação da fístula arteriovenosa e
cuidados específicos em programa regular de hemodiálise (Sousa et al 2013). As quatro dimensões referidas, e a Teoria do Défice de Autocuidado de Enfermagem, de
Orem (2001), formam deste modo, um suporte orientador para o enfermeiro relativo à conceção e
aplicação de um plano de intervenções para a consulta de enfermagem de acessos vasculares, durante
os diferentes momentos da fístula arteriovenosa. Através das suas três teorias, a Teoria do
Autocuidado, a Teoria do Défice de Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem, a sua
aplicabilidade neste contexto é manifesta, na medida em que permite diagnosticar o défice de
conhecimento relativamente à fistula arteriovenosa, capacitando o utente para dar resposta ao
requisito de autocuidado do acesso, através do sistema apoio-educação.
Assim, o envolvimento efetivo do utente, desde a pré-construção até à primeira punção do
acesso, comprometerá o mesmo à execução do autocuidado, diminuindo a ansiedade (Mollaoğlu,
Tuncay, Fertelli & Yürügen, 2012) e beneficiando de um processo de coping positivo (Romyn, Rush
& Hole, 2015), aquando da primeira punção.
É então, importante manter o suporte de apoio-educação ao utente regularmente, uma vez que
favorece a intervenção precoce à fístula arteriovenosa, durante o processo de follow up
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Keywords
Enfermagem em nefrologia Enfermeiro especialista Pacientes Autocuidado Fístula arteriovenosa