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Fístula arteriovenosa para hemodiálise :

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Abstract(s)

Este documento permitirá o leitor acompanhar o mestrando no seu percurso académico relativo aos ensinos clínicos, nas diferentes unidades de saúde da especialidade Nefrológica. Serão descritas as atividades relacionadas à aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista contempladas pela Ordem dos Enfermeiros, (2010; 2011) e as que são definidas pela European Dialysis & Transplant Nurses Association/European Renal Care Association – EDTNA/ERCA (Chamney, 2007). Será redigida uma reflexão sustentada pelos níveis de aquisição de competências do modelo de Dreyfus, aplicado por Benner (2001) à prática de enfermagem. Evidenciando, conforme os descritores de Dublin, uma prática reflexiva, com capacidade de articulação do conhecimento nos vários contextos multidisciplinares e suportada em elementos de investigação. De acordo com o projeto de estágio, elaborado na fase preparatória, este relatório cumprirá o seu objetivo relativamente ao tema em estudo “Da pré-construção à primeira punção: O papel do Enfermeiro Especialista no follow up da fistula arteriovenosa para Hemodiálise”, através de uma revisão scoping. Mapeando evidência científica que sustente a importância do follow up, numa consulta de enfermagem de acessos vasculares. Neste sentido, dos artigos selecionados organizam se duas grandes áreas relativas ao papel do enfermeiro, as competências teórico-práticas, e o apoio-educação ao utente durante os diferentes momentos do acesso arteriovenoso. O enfermeiro especialista deve ser capaz de dinamizar na sua unidade de saúde, aspetos formativos que viabilizem a aquisição de competências teórico-práticas, e permitir que estas se desenvolvam ao longo da sua experiência clínica, numa perspetiva contínua de partilha de conhecimentos entre a equipa de enfermagem e o utente. Estes conhecimentos teóricos e competências práticas permitem cuidados de enfermagem direcionados para o utente com fistula arteriovenosa, garantindo assim cuidados qualificados. No respeitante ao apoio-educação ao utente, duas áreas de atenção “vigilância do acesso” e “capacitação do autocuidado”, foram identificadas (Sousa, Apóstolo, Figueiredo, Martins & Dias, 2013). A primeira área engloba os cuidados de enfermagem no período pré e pós construção da fístula arteriovenosa. A área “capacitação do autocuidado” engloba 4 dimensões: cuidados antecipatórios na preparação da fístula arteriovenosa; cuidados nas 48 horas após a construção da fístula arteriovenosa; cuidados específicos com o processo de maturação da fístula arteriovenosa e cuidados específicos em programa regular de hemodiálise (Sousa et al 2013). As quatro dimensões referidas, e a Teoria do Défice de Autocuidado de Enfermagem, de Orem (2001), formam deste modo, um suporte orientador para o enfermeiro relativo à conceção e aplicação de um plano de intervenções para a consulta de enfermagem de acessos vasculares, durante os diferentes momentos da fístula arteriovenosa. Através das suas três teorias, a Teoria do Autocuidado, a Teoria do Défice de Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem, a sua aplicabilidade neste contexto é manifesta, na medida em que permite diagnosticar o défice de conhecimento relativamente à fistula arteriovenosa, capacitando o utente para dar resposta ao requisito de autocuidado do acesso, através do sistema apoio-educação. Assim, o envolvimento efetivo do utente, desde a pré-construção até à primeira punção do acesso, comprometerá o mesmo à execução do autocuidado, diminuindo a ansiedade (Mollaoğlu, Tuncay, Fertelli & Yürügen, 2012) e beneficiando de um processo de coping positivo (Romyn, Rush & Hole, 2015), aquando da primeira punção. É então, importante manter o suporte de apoio-educação ao utente regularmente, uma vez que favorece a intervenção precoce à fístula arteriovenosa, durante o processo de follow up

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Enfermagem em nefrologia Enfermeiro especialista Pacientes Autocuidado Fístula arteriovenosa

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