Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.18 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo,
são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas
educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho.