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Abstract(s)
O presente trabalho de investigação pretende propor contributos para a edificação de
um modelo Business Intelligence, a implementar na Superintendência do Material, com o
objetivo de assessorar a gestão de topo nos processos de tomada de decisão. Para atingir esse
desiderato, consideraram-se três fatores: os processos organizacionais do setor; a informação
de gestão utilizada; e os indicadores de desempenho associados, tendo-se delimitado a
investigação à análise de um dos processos prioritários do setor, a manutenção 3º escalão
das unidades navais de superfície.
Metodologicamente, a investigação seguiu um raciocínio dedutivo numa abordagem
ontológica construtivista, assente numa estratégia qualitativa, substanciada num desenho de
pesquisa do tipo estudo de caso e da interpretação dos dados recolhidos da análise
documental e contributos obtidos, via entrevistas semiestruturadas.
Concluiu-se não existirem lacunas de informação críticas, para uma eficaz gestão da
manutenção 3º escalão, apesar de a mesma se encontrar desagregada, dispersa e não
automatizada, prejudicando a eficiência do processo, propondo-se a criação de uma base de
dados analítica, que correlacione todos os dados, por forma a facilitar o processo de tomada
de decisão nos diversos níveis de gestão, definindo verbas anuais atribuídas à manutenção e
o registo de todas as intervenções e requisições efetuadas nesse âmbito. Abstract: The present investigation intends to present itself as a contribute for the construction
of a Business Intelligence Model, to be implemented in the Material Superintendence, with
the objective of providing advice to top management and supporting the decision-making
process. To achieve this goal, three factors were considered: the sector's organizational
processes; the management information used; and the associated performance indicators,
with the investigation being limited to the analysis of one of the priority processes in the
sector: The third level maintenance of surface naval units.
Methodologically, the investigation followed a deductive reasoning in a constructivist
ontological approach, based on a qualitative strategy, substantiated in a case study research
design and the interpretation of the data collected from the documentary analysis and
contributions obtained through semi-structured interviews.
It was concluded that there are no critical information gaps, with impact on an
effective external maintenance management, despite the fact information is disaggregated,
dispersed and unautomated, hindering the process efficiency. It’s proposed the creation of
an analytical database, correlating all data, in order to facilitate the decision-making
process at the various levels of management, define annual amounts allocated to
maintenance and allow the registration of all interventions and requests made in this
context.
Description
Keywords
Processos organizacionais Business Intelligence Informação de gestão Gestão da manutenção Avaliação do desempenho Organizational Processes Management Information Maintenance Management Performance evaluation