Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.83 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Num mundo em constante desenvolvimento, a mudança demográfica e as condições
económicas deram origem a mercados de trabalho cada vez mais competitivos, onde a
concorrência por bons funcionários é muito intensa. Consequentemente, são
recomendados investimentos estratégicos para atrair funcionários adequadamente
qualificados. Uma dessas estratégias é o Employer Branding, ou seja, o pacote de
benefícios psicológicos, económicos e funcionais que os potenciais colaboradores
associam ao emprego numa empresa específica, que ao serem percebidas, podem ajudar
as organizações a criar uma marca de empregador atraente e competitiva. Com este estudo
pretende-se perceber se estas estratégias de Employer Branding, influenciam o
Engagement de cada um dos colaboradores, bem como a sua intenção de abandonar o
posto de trabalho e/ou o seu próprio desempenho individual.
Para tal foram inquiridos através de questionário, 109 colaboradores de apenas uma
empresa. Os resultados obtidos demonstraram que boas estratégias de Employer Branding
têm um efeito positivo quer nos níveis de Engagement dos colaboradores, quer no seu
Desempenho Individual. Não foi demonstrada relação entre o Employer Branding e a
Intenção de Turnover. Por sua vez, o Engagement dos colaboradores revelou uma relação
negativa com a Intenção de Turnover e positiva com o Desempenho Individual, ou seja,
quanto maiores os níveis de Engagement dos colaboradores desta empresa, menor a sua
Intenção de Turnover e maior o seu Desempenho IndividuaI.
A importância deste estudo assenta, essencialmente na possibilidade futura de outras
empresas se basearem na construção de estratégias de Employer Branding para poderem
aumentar quer o Engagement quer o Desempenho Individual dos seus colaboradores, com
a possibilidade de baixar a sua Intenção de Turnover.
Description
Keywords
Employer branding Engagement Intenção de turnover Desempenho individual