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Authors
Abstract(s)
Relatório Final apresentado, tem por base o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mas é também o culminar de todo o processo formativo inerente à formação inicial de professores. Este relatório divide-se em três capítulos, são eles a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva.
Na Introdução podemos observar aspetos relativos à prática de ensino supervisionada bem como aspetos relativos à prática pedagógica na formação de educadores de infância e professores. São também apresentados os contextos de estágio, quer na EPE quer no 1.º CEB.
Na Componente Investigativa é apresentado um estudo que foi realizado numa turma do 1.º ano, no âmbito da problemática: como integrar ferramentas digitais em contexto de sala de aula de forma a que os alunos adquiram as suas competências de resolução de situações problemáticas envolvendo a adição e a subtração? Para isto foram planeadas um conjunto de sessões com o objetivo de perceber de que forma a integração da Applet Calculus da plataforma Hypatiamat influência as estratégias de cálculo dos alunos na resolução de situações problemáticas envolvendo a adição e a subtração. Assim, delineou-se uma investigação que seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, de índole interpretativo e design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante, dos registos áudio captados aquando das manipulações dos alunos na Applet bem como dos guiões de exploração redigidos pelos alunos. Os resultados evidenciam uma evolução no conhecimento da adição e da subtração aplicado na resolução de situações problemáticas. Na adição, é clara a evolução na compreensão da composição de uma unidade de ordem superior e na subtração a evolução passa pela compreensão do sentido de retirar. Neste sentido existem evidencias de uma evolução na utilização de diferentes estratégias, que foram cada vez mais complexas e eficazes, nomeadamente na representação vertical do cálculo, tanto na adição como na subtração, e na utilização da reta numérica para adicionar. Os resultados desta investigação, evidenciam ainda que o recurso à tecnologia estimula a curiosidade, a motivação e a autonomia dos alunos.
Por fim, a Componente Reflexiva é constituída por duas reflexões, uma relativa aos estágios realizados na EPE e outra relativa ao estágio no 1.º CEB, tendo por objetivo evidenciar o seu contributo para o desenvolvimento profissional da Educadora e Professora Estagiária
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Keywords
Ensino Básico 1º Ciclo Ferramentas Digitais Resolução de Problemas Adição e Subtração