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O presente documento tem como objetivo relatar todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro, realizado no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa.
Descreve-se o estudo e intervenção de conservação e restauro da pintura a óleo sobre madeira Trindade (ou Padre Eterno), parte integrante do espólio do Museu Nacional Machado de Castro, atribuída a Bernardo Manuel (act. 1559-80) – segundo Mestre de Santa Clara, Coimbra.
Pretende-se com este estudo enquadrar a obra a nível histórico e artístico, bem como caracteriza-la a nível técnico e material. Por se tratar de uma obra nunca estudada foi importante toda a pesquisa bibliográfica que permitiu, a partir de estudos recentes, recolher informação sobre a materialidade de obras do mesmo autor e da mesma época.
A identificação técnica e material da Trindade (ou Padre Eterno) foi feita a partir de uma análise visual auxiliada pelos exames e análises disponíveis. No entanto, não foi possível atingir todos os objetivos propostos inicialmente, deixando em aberto algumas questões importantes relativas ao estudo da obra.
Após a identificação de intervenções posteriores e diagnóstico do estado de conservação dos diferentes materiais constituintes, foi traçada uma metodologia e proposta de intervenção. Com a intervenção de conservação e restauro pretendeu-se, em primeiro lugar, conservar a obra a nível material e, em segundo lugar, restaurar de forma a conferir uma boa leitura da mesma, aliando as suas necessidades estéticas à sua função futura – ser objeto de exposição no Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra.
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Keywords
Pintura sobre madeira Trindade (Padre Eterno) Estudo Conservação, restauro