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A educação em saúde no âmbito hospitalar : desafio aos profissionais de enfermagem da unidade mista do Coroadinho em São Luís do Maranhão

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A Educação Permanente em Saúde estimula a formação dos profissionais com dispositivos de ampliação do diálogo, troca de experiências e soluções coletivas a partir das necessidades compartilhadas. Estudo descritivo com o objetivo de conhecer as necessidades de ações educativas de EPS dos profissionais de Enfermagem da Unidade Mista do Coroadinho em São Luís-MA. A amostra foi composta por 26 Enfermeiros e 67 Técnicos de enfermagem. Realizada coleta de dados através de um questionário contendo variáveis relativas ao Perfil profissional; Necessidades educacionais, Dificuldades de adesão, Estratégias de adesão e Processo avaliativo. Verificou-se maior frequência do sexo feminino com percentual de 88%, com idade de > 46 anos em 54% da amostra, o tempo médio de atuação profissional entre 15 e 18 anos respectivos. Quanto ao tempo de realização da última atividade educativa encontramos a média de 05 meses para os Enfermeiros e 31 meses para os Técnicos de enfermagem. A atuação profissional na Parada Cardiorrespiratória foi à necessidade educacional com a maior frequência 42%. As dificuldades de adesão estão relacionadas à falta de estrutura com 49%, a sugestão dos temas educativos pelos profissionais foi à estratégia mais relatada em 67% da amostra, quanto a ação estratégica 60% dos profissionais informaram a certificação como melhor opção e o ponto crítico encontrado foi à falta de apoio da SEMUS com 40% das respostas. Foram realizadas oficinas de sensibilização e contextualização do processo de trabalho e implantado um cronograma de atividades junto ao NEP com descrições de ações estratégicas, seguidos do processo avaliativo das oficinas, onde 41% relataram que a oficina ofertou uma oportunidade de atualização, e interferência da prática profissional em 45%, destacando como um aspecto positivo e por fim 87% classificaram a metodologia como satisfatória. Concluiu-se que este trabalho introduziu uma possibilidade de mudanças nas ações de EPS desenvolvidas, com aspectos positivos sobre a integralidade da atenção e a introdução de estratégias voltadas para a categoria dos profissionais de enfermagem, com sensibilização e melhoria dos serviços de saúde.
The permanent education in health stimulates the formation of the professionals with devices of expansion of the dialogue, exchange of experiences and collective solutions from the shared needs. A descriptive study with the objective of knowing the educational needs of EPS of the Nursing professionals of the Mixed Unit of Coroadinho in São Luís-MA. The sample was composed of 26 Nurses and 67 Nursing Technicians. Results were collected through a questionnaire containing variables related to the Professional Profile; Educational needs, Adherence difficulties, Adherence strategies and Evaluation Process. There was a higher frequency of females with a percentage of 88%, with age> 46 years in 54% of the sample, the average time of professional performance between 15 and 18 years of age. Regarding the time of the last educational activity, we found an average of 05 months for nurses and 31 months for nursing technicians. The professional performance in the cardiorespiratory parade was the educational need with the highest frequency 42%. The difficulties of adherence are related to the lack of structure with 49%, the suggestion of the educational subjects by the professionals was the strategy most reported in 67% of the sample, as for the strategic action 60% of the professionals informed the certification as the best option and the critical point found lack of support from SEMUS with 40% of the responses. Workshops were held to sensitize and contextualize the work process and a schedule of activities was established with NEP with descriptions of strategic actions, followed by the evaluation process of the workshops, where 41% reported that the workshop offered an opportunity for updating, and interference from practice professional in 45%, highlighting as a positive aspect and finally 87% rated the methodology as satisfactory. It was concluded that this work introduced a possibility of changes in the EPS actions developed, with positive aspects on the integrality of care and the introduction of strategies aimed at the category of nursing professionals, with awareness and improvement of health services.

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Educação permanente Saúde Gestão do trabalho em saúde

Pedagogical Context

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