Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SARA_OLIVEIRA.pdf4.63 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório expõe uma proposta didática delineada e aplicada durante o Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. É o reflexo da experiência obtida através da aplicação de uma estratégia interdisciplinar para a ampliação vocabular e compreensão do texto poético, numa turma do 6.º ano, no ano letivo 2017/2018. Esta proposta didática tem como objetivo principal a ampliação do vocabulário dos alunos, visando, no entanto, de forma secundária: trabalhar em cooperação; utilizar as tecnologias para uma pesquisa proficiente; ampliar o conhecimento do mundo e a cultura geral dos alunos e sensibilizar para a problemática do racismo. Para tal, foram trabalhados o Poema do fecho éclair e o poema Lágrima de preta, ambos de António Gedeão, numa proposta interdisciplinar, que envolvia a História e Geografia de Portugal, as Ciências Naturais, as Expressões Plástica, Musical e Físico-Motora e o Português. No capítulo final, são discutidas as limitações da proposta planificada e, por fim, apresentadas algumas melhorias para uma futura aplicação.

Description

Keywords

Interdisciplinaridade Ampliação Vocabular Texto Poético Trabalho Cooperativo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue