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Abstract(s)
A Organização Mundial da Saúde definiu a literacia em saúde como o «Conjunto de
competências cognitivas e sociais, e a capacidade dos indivíduos para acederem,
compreenderem e a usarem informação de forma que promovam e mantenham boa saúde».
O esforço dos países para melhorarem os níveis de literacia dos cidadãos tem sido contínuo,
para que estes saibam viver mais plenamente em sociedade, conscientes e com capacidade
para tomarem decisões que promovam a sua saúde (e a dos outros). No entanto, mesmo no
último estudo europeu sobre literacia em saúde, apresentado em 2015, as conclusões não são
satisfatórias: 61% da população tem um nível inadequado ou problemático de literacia (abaixo
dos restantes parceiros europeus). As razões porque isto acontece prendem-se com uma série
de fatores que envolvem, entre outros, as competências de linguagem dos envolvidos, as
relações interpessoais, as dinâmicas motivacionais, que permitem uma orientação para uma
maior abertura e compreensão do acesso, compreensão e ativação dos sistemas em saúde na
sua globalidade. Entre todas as intervenções desenvolvidas ao longo dos últimos anos, o
investimento na capacitação dos profissionais que trabalham nas áreas da saúde é elementar e
salutar para um resultado mais eficaz e positivo. Nesta capacitação, a dotação do indivíduo
com mais conhecimento, competências e confiança parece ser uma das chaves para a
resolução de uma questão que tem levado a inúmeras reflexões construtivas e a que esta
reflexão será uma delas. Compreender o que leva as pessoas a tomarem decisões, a
escolherem determinadas opções de vida, perceber quais as razões porque o cérebro tem
determinadas preferências são alguns dos passos para se compreender mais a fundo as formas
de mudar comportamentos. O processo de decisão do indivíduo está sempre associado a
determinados fatores que hoje as neurociências amplamente investigam e que a comunicação
e o marketing em saúde tem sabido acolher para retirar ensinamentos válidos que permitam
desenvolver ações, campanhas, atividades que ajudem a tornar as mensagens e o processo
comunicacional mais compreensivo e, sobretudo, mais eficaz.
Description
Keywords
Literacia em saúde Capacitação
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde