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Pedestrianismo, percursos pedestres e turismo de passeio pedestre em Portugal

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A prática de andar a pé em trilhos sinalizados, ou pedestrianismo, é uma actividade que tem vindo a ganhar um número crescente de praticantes. O pedestrianismo é uma actividade que procura os caminhos tradicionais e de montanha, no meio rural e nas cidades, no interior e no litoral. Para facilitar a sua prática são criados percursos pedestres sinalizados que têm por finalidade conduzir os praticantes que os percorrem. As principais motivações associadas ao pedestrianismo são o contacto com a natureza, o bem-estar físico e a descoberta, motivações que se encontram descritas para os mercados de Turismo de Saúde e Bem-Estar e, sobretudo, de Turismo de Natureza, mercados com fortes perspectivas de crescimento e identificados, no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Turismo, como de desenvolvimento prioritário. O presente trabalho explora o tema do pedestrianismo, percursos pedestres e Turismo de Passeio Pedestre em Portugal, avaliando a sua dimensão e expressão territorial, através da análise das actividades de pedestrianismo promovidas, dos recursos existentes e sua divulgação e dos programas de Turismo de Passeio Pedestre disponíveis no mercado. A análise da expressão territorial do pedestrianismo é feita com base na oferta de actividades promovidas por diversas entidades nos três últimos anos (2007 a 2009). Os percursos pedestres considerados são os percursos homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. São apresentados dados quantitativos, bem como a distribuição territorial das actividades, dos percursos pedestres e a relação existente entre actividades e percursos e entre actividades, percursos e território. Após a identificação dos operadores de Turismo de Passeio Pedestre em Portugal, caracterizando-os de acordo com a sua origem e os destinos turísticos em que trabalham, apresenta-se uma análise da oferta de programas de Turismo de Passeio Pedestre no nosso país, enfatizando os destinos. São ainda analisados os principais meios de divulgação de percursos pedestres em Portugal, considerando essencialmente edições de distribuição internacional e sites das entidades oficiais de turismo, com responsabilidade ao nível da promoção de destinos e produtos turísticos. No que diz respeito à expressão territorial do pedestrianismo e do Turismo de Passeio Pedestre em Portugal, são identificadas as áreas de maior desenvolvimento actual e potencial do Turismo de Passeio Pedestre. No final do trabalho é apresentado o exemplo do destino Aldeias do Xisto, focando os aspectos mais relevantes que constituem um destino de Turismo de Passeio Pedestre.
Walking is an increasingly motivating activity, which is getting more and more adepts everywhere. It privileges traditional and mountainous paths in rural areas or in towns, inland or on the coastline. Flagged walking routes have been and are still created in order to offer guidance and to make this activity easier and safer for those interested in such ways of getting to know a country or a region. The main motivations associated with walking are the contact with nature, the physical wellness and the discovery thrill; such interests are those identified for Health & Wellness Tourism and especially for Nature Tourism markets. These markets have strong development perspectives and are identified as a priority in the National Strategic Plan for Tourism. The present work is focused on walking organized activities, walking paths and Walking Tourism in Portugal. It aims at assessing the dimension and territorial expression of this reality by analysing the provided activities, the existing resources and the way they are promoted; it also reviews and analyses the available Walking Tourism programs. The analysis of the territorial expression of walking organized activities is based on the offer promoted by different entities along three years (2007-2009). The walking paths considered are those approved by the Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Quantitative data is provided together with the geographical location of the considered activities and paths, as well as the existing relationship between activities and paths on the one hand, and activities, paths and their spatial distribution on the other. After the identification of the tour operators, who offer Walking Tourism products in Portugal, these are characterized according to their origin and touristic destinations on their programs; subsequently the available Walking Tourism programs are reviewed as well, focusing on the spatial distribution of destinations. Then, the means to promote walking in Portugal are also analysed considering both the main international distribution editions and sites of Portuguese official tourism entities, responsible for the promotion of tourist destinations and products. Furthermore, the most developed areas or those with greater development potential, as Walking Tourism destinations, are identified, taking in consideration the spatial distribution of walking organized activities and Walking Tourism programs. Finally, this study would not be complete without an example. Aldeias do Xisto is a new tourism destination, presenting the most relevant aspects to consider within a Walking Tourism destination and is therefore worth a closer look.

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Pedestrianismo Percursos pedestres Turismo de passeio pedestre Aldeias do Xisto Walking organized activities Walking paths Walking Tourism

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Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

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