Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2342
Título: Importância do transporte aéreo no turismo: o caso dos voos charters para o Brasil
Autor: Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira Flor
Palavras-chave: Turismo
Transporte aéreo
Charters
TAP Portugal
Brasil
Data de Defesa: Out-2010
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: O transporte aéreo tem um papel fundamental para o progresso do turismo internacional. As companhias charters tiveram igualmente um contributo importante para a abertura de novos mercados, sendo essenciais ao desenvolvimento do turismo organizado (ITC) para esses destinos. O mercado charter de Portugal para o Brasil iniciou-se em 2000, apesar dos muitos e sucessivos pedidos de anterior liberalização do mercado turístico português para aquele país anteriormente a esta data, nomeadamente dos operadores turísticos. Esta abertura do mercado aos charters levou a um crescimento exponencial dos voos charters para variados destinos no Nordeste do Brasil, muitos dos quais, até aí, completamente desconhecidos dos turistas portugueses. A consolidação do hub da TAP Portugal, como a companhia aérea preferencial entre a Europa e o Brasil, foi a base de sustentação para o aumento do número de voos para os destinos já existentes e para novos destinos no Brasil. O excesso de oferta, a saturação do destino, a valorização do real mas, mais importante, a alteração da frota de longo curso da TAP Portugal, para aviões de maior capacidade, permitiu-lhe oferecer esta capacidade adicional a preços competitivos aos operadores turísticos nacionais. Esta situação colocou um ponto final nos charters regulares para o Brasil, pois os operadores continuaram a programar o destino como anteriormente, com flexibilidade, qualidade no produto oferecido e sem assumir riscos. A presente dissertação pretende analisar a evolução do mercado charter para o Brasil desde a sua abertura, visando ao mesmo tempo compreender as principais alterações ocorridas na última década. As conclusões do trabalho demonstram que a alteração da política comercial da TAP contribuiu decisivamente para a queda do mercado charter para o Brasil, ao mesmo tempo que, a investigação também revelou que o decréscimo dos voos charters teve um impacto directo no declínio do número de turistas portugueses para o Brasil.
Air transportation has a fundamental role for the progress of the international tourism. Charter airlines had also an important contribution for the opening of new markets, being essential to the development of the organized tourism (ITC) for those destinations. Charter market from Portugal to Brazil was opened only in 2000, despite the several and successive requests for liberalisation of Portuguese tourist market to that country befor that date, namely by tour operators. The opening of the market to the charters lead to an exponential growth of charter flights to several destinations in the Nordeast of Brazil, many of them completely unknown by the Portuguese tourists. The consolidation of TAP Portugal hub in Lisbon as the preferencial airline between Europe and Brazil, was the basis for the sustained increase of the number of flights for the existing and new Brazilian destinations. The excess supply, the saturation of the destination, the valorization of the real but, more important, the change of long-haul fleet of TAP Portugal to aircrafts with more seats, allowed TAP to offer that additional capacity with competitive rates to national tour operators. This situation put an end in the regular charter market to Brazil, as tour operators were able to continue to programme same destinations as before, with flexibility, higher product quality but without assuming risks. The present dissertation intends to analyse the evolution of the portuguese charter market to Brazil since its opening, aiming at the same time to understand the main changes occurred during the last decade. The conclusions of the research show that the change of the commercial policy of TAP Portugal has contributed definitely to the fall of the charter flights to Brazil. At the same time, the research also revealed that the decreasing of the charter flights had a direct impact in the decline of the number of Portuguese tourists to Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2342
Designação: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

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