Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação radiográfica do nível de reabsorção radicular externa pré e pós-tratamento ortodôntico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Vicente_Diana_Carolina_Santos.pdf2.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivos: Avaliar a prevalência de reabsorção radicular pré e pós tratamento ortodôntico, relacionando-a com os fatores que poderão estar na sua etiologia, nomeadamente o grupo dentário analisado, género, faixa etária e tempo de tratamento.
Materiais e métodos: Foram selecionados aleatoriamente 150 processos de pacientes de ambos os sexos, submetidos a tratamento ortodôntico já finalizado, da Clínica Universitária Egas Moniz. Foram aplicados os critérios de exclusão e em seguida, foram analisadas radiografias panorâmicas iniciais e finais de 56 pacientes sujeitos a aparelho ortodôntico fixo durante um período entre 1 e 4 anos, com idades entre os 15 e 35 anos. As medições foram realizadas desde o bordo incisal/cúspide vestibular até ao ápice radicular para obtenção do valor de reabsorção radicular, com auxílio de paquímetro digital de alta precisão e negatoscópio. Foi comparado o nível de reabsorção radicular pré e pós-tratamento ortodôntico e foi estudada a sua relação com fatores como o grupo dentário analisado, género, faixa etária e tempo de tratamento. Os testes Willcoxon, Kruskal-wallis, Mann-Whitney e coeficiente de Pearson foram aplicados.
Resultados: Existiram diferenças estatisticamente significativas para os valores do comprimento dos dentes no pós-tratamento face ao pré-tratamento, tendo existido uma reabsorção radicular de cerca 0,82 mm (+-0,07). Existiram diferenças estatisticamente significativas consoante o dente analisado. Não existiram diferenças estatisticamente significativas da reabsorção radicular relativamente ao género nem à faixa etária. Houve correlação entre a reabsorção radicular e o tempo de tratamento.
Conclusão: Este estudo permitiu identificar diferenças entre os valores do pré-tratamento e os valores do pós-tratamento. O grupo dentário e o tempo de tratamento foram identificados como fatores de risco associados à reabsorção radicular em pacientes sujeitos a tratamento ortodôntico.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Keywords

Ortodontia Reabsorção radicular Radiografia Ortopantomografia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License