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A preparação do líder organizacional para o conflito interpessoal com subordinados

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Abstract(s)

O presente trabalho de investigação aplicada, subordinado ao tema “A preparação do Líder Organizacional para o Conflito Interpessoal com Subordinado: Estudo de Caso dos Capitães e Oficiais Subalternos da Guarda Nacional Republicana”, perspetiva identificar formas de potenciar a atual preparação respeitante à forma como os conflitos são geridos. Para a prossecução da investigação, optou-se por utilizar o modelo hipotético-dedutivo. Desta feita, o estudo visa verificar as hipóteses levantadas, responder às perguntas derivadas e tem como fim ultimo responder à pergunta de partida. A metodologia explanada por Quivy e Campenhoudt (2013) e Sarmento (2013) foi a empregue na realização do presente trabalho de investigação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário e a entrevista. A investigação encontra-se dividida em duas partes, designadamente a Parte I – Enquadramento teórico e a Parte II – Prática. Na parte I, são apresentados os conceitos teóricos fundamentais para compreender o fenómeno estudado. São ainda apresentados resultados de estudos anteriores para posterior confrontação com os resultados obtidos na presente investigação. Na Parte II são expostos os métodos e procedimentos utilizados, a análise e discussão dos resultados obtidos e as conclusões alcançadas. Como principais conclusões destacamos que existem consequências organizacionais e interpessoais, derivadas dos conflitos disfuncionais; a perspetiva das Relações Humanas é a perspetiva mais comum entre os inquiridos e entrevistados; os estilos cooperativos de gestão de conflito (Colaboração e Compromisso) são os estilos utilizados com mais frequência pela amostra na gestão de conflitos; os estilos de gestão de conflito são independentes do posto, género, nível etário e habilitações literárias da amostra; a melhor forma de potenciar a preparação dos oficiais da Guarda Nacional Republicana para gerir conflitos interpessoais com subordinados é através da aposta na formação em dois momentos distintos: na fase final da formação dos oficiais (4º ano ou Tirocínio) e no reforço dessa formação em cursos após a Academia Militar, como por exemplo, o Curso de Promoção a Capitão.
The present work of applied research, entitled "The preparation of the Organizational Leader for the Interpersonal Conflict with Subordinate: Study Case of the Captains and Junior Officials of the Guarda Nacional Republicana", intends to identify ways to enhance the current preparation regarding the way that conflicts are managed. In order to carry out the research, the hypothetical-deductive model was used. The purpose of this study is to verify the hypotheses created, answer the derived questions and finally answer the question of departure. The methodology explained by Quivy and Campenhoudt (2013) and Sarmento (2013) was used to carry out the present research work. The data collection instruments used were the questionnaire survey and the interview. The research is divided into two parts, namely Part I - Theoretical Framework and Part II - Practice. In part I, the fundamental theoretical concepts are presented to understand the phenomenon studied. Results of previous studies are also presented for later comparison with the results obtained in the present investigation. Part II presents the methods and procedures used, the analysis and discussion of the results obtained and the conclusions reached. As main conclusions, we emphasize that there are organizational and interpersonal consequences derived from dysfunctional conflicts; The perspective of Human Relations is the most common perspective among respondents and interviewees; Cooperative conflict management styles (Collaboration and Commitment) are the styles most frequently used by the sample when managing conflict; Conflict management styles are independent of the rank, gender, age level, and literacy of the sample; The best way to strengthen the preparation of Guarda Nacional Republicana officers to manage interpersonal conflicts with subordinates is through training in two distinct moments: in the final phase of the formation of the officers (4th year or Tirocínio) and through reinforcement of this training in courses after the Military Academy, as for example the Course of Promotion to Captain.

Description

Keywords

Conflito disfuncional Estilos de gestão de conflito Gestão de conflito interpessoal Guarda Nacional Republicana Perspetivas do conflito

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