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Programa Nacional de Saúde Escolar: Relatório de Avaliação do Ano Letivo 2014/2015

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O Ano Letivo 2014/2015 foi um ano de mudança. Mudou o paradigma de intervenção da Saúde Escolar e mudou o seu sistema de informação. A equipa nacional do Programa de Saúde Escolar constituiu várias equipas de peritos, de várias áreas da saúde, mas também da educação e das universidades que, juntos, refletiram na mudança de paradigma que, no dealbar do século XXI, era necessário estabelecer tendo em vista as inúmeras oportunidades que a Escola oferece para a promoção da saúde e o bem-estar da população que a frequenta. O desenvolvimento das atividades de Saúde na Escola necessita de uma estreita articulação com organismos públicos, em especial com a Direção Geral de Educação. O Protocolo de Cooperação assinado em fevereiro de 2014 entre os Diretores Gerais da Saúde e da Educação alavancou um compromisso de colaboração a nível técnico, científico, pedagógico e logístico que em muito contribuiu para uma melhor articulação e intervenção. A nível nacional essa colaboração traduziu-se na elaboração de um Referencial de Educação para a Saúde, na operacionalização conjunta de projetos promoção de estilos de vida saudáveis, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, na formação integrada de profissionais de saude e de educação e no apoio à elaboração de materiais pedagógicos. No âmbito do Plano Nacional de Saúde, os Programas de Saúde prioritários, por força das funções que lhe estão atribuídas, começaram a articular-se com a saúde escolar e a integrar esforços e sinergias em prol da melhoria do nível de literacia para a saúde nas suas respetivas áreas. A avaliação das atividades do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) do ano letivo 2014/2015 reflete, por isso, continuidade de algumas ações, nascimento de novas metodologias de trabalho, na Escola e com a Escola, novos olhares e novas parcerias. Por tudo isso, o ano letivo 2014/2015, sem perder de vista o compromisso com o passado de intervenção da Saúde Escolar, é o starting point de um novo paradigma com novos indicadores a emergir e a ser testados. Assim, ao longo do presente Relatório vamos monitorizar mais indicadores de processo, que espelham a quantidade de trabalho realizado na Escola, com os alunos e os docentes e menos indicadores de resultados, até porque estes exigem tempo para que as mudanças sejam quantificadas e sustentáveis.

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Keywords

Saúde Escolar

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Direção-Geral da Saúde

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