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Um olhar sobre as emoções no cuidar em enfermagem

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A experiência do adolescente nos processos de saúde-doença é pautada frequentemente por vivências e respostas emocionais intensas e perturbadoras, implicando um trabalho emocional no processo de cuidar de enfermagem. O cliente – adolescente - nas suas caraterísticas particulares e singulares, tendo em conta esta fase de crescimento e desenvolvimento humano, em situação de doença e hospitalização é o objeto de estudo deste percurso formativo. O presente Relatório de Estágio procura espelhar um percurso académico, pessoal e profissional que constitui uma síntese e, simultaneamente, uma reflexão integradora das aprendizagens e competências adquiridas no âmbito do Mestrado em Enfermagem. Profundamente articulado com a experiência prática dos estágios, destaca-se a mobilização de referentes teóricos e de evidência cientifica relevantes, inerentes ao tema do trabalho emocional e da adolescência, procurando desenvolver competências gerais e específicas de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (DR, 2011), e desenvolver o trabalho emocional no processo de cuidados de enfermagem ao adolescente hospitalizado. O Paradigma da Transformação, como visão atual e estruturante dos cuidados de enfermagem toma contornos sustentados pela teoria de Jean Watson. O método mobilizado para desenvolver a aprendizagem e competências preconizadas centra-se no modelo reflexivo e construtivista, que está patente em todo o relatório e respetivos apêndices. Como resultados, o enfoque no trabalho emocional nos cuidados com o adolescente nos diferentes contextos permitiu desenvolver um conjunto de atividades e reflexões que procuram responder aos objetivos, bem como desenhar um projeto futuro (p.e. Jornal Jovem). Destes resultados destaca-se, ainda, o contributo para a esfera científica, com a elaboração de um artigo científico focando um Algoritmo do Trabalho Emocional em Enfermagem, e o desenvolvimento de atividades/intervenções de enfermagem que procuram devolver à prática ferramentas para a continuação de um trabalho que dá resposta à complexidade dos cuidados holísticos à criança, adolescente e sua família.

Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Enfermagem pediátrica Adolescente Emoções Competências

Pedagogical Context

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